Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Cesarão City 2011

http://4.bp.blogspot.com/-ixp8bok5SiY/TfVEnF1rbLI/AAAAAAAAAUI/gsGwn1wL55k/s1600/CEsar%25C3%25A3o+City.jpg
No período de 1º de Junho até o dia 25 de Setembro de 2011, a partir das 18:00h os moradores da Zona Oeste em especial, do bairro de Santa Cruz, disfrutarão do maior arraial ao ar livre da Região, o “CESARÃO CITY”, que ocorrerá no Campo da ONG Centro de Integração Sementes do Amanhã (CISA), sito a Avenida Cesário de Melo, Santa Cruz.  O evento contará com variados brinquedos da empresa Looping Diversões, apresentação de grupos folclóricos, feira de Itaipava, som mecânico, atrações musicias ao vivo e muito mais.

O “CESARÃO CITY”,  tem como finalidade estreitar os laços entre as comunidades abrangidas pelo projeto e a Sociedade de Santa Cruz, comemorar os 30 anos da inauguração do Conjunto Habitacional Octacílio Câmara (Cesarão) junto aos moradores das comunidades abrangidas pelo evento, levando o espírito de cidadania aos mesmos, resgatar a tradições culturais realizando apresentação de Grupos Folclóricos; e transmitir ao público a imagem das entidades, instituições, órgãos públicos e empresas envolvidas no evento.

O CESARÃO

Sendo considerado o maior Conjunto Residencial da América Latina, o “Cesarão” fica a 90 Km de distância do Centro do Rio de Janeiro.

O conjunto residencial Octacílio Câmara passou a chamar-se “Cesarão”, como uma analogia a grande imponente construção a beira da Avenida Cesário de Melo, nome dado em homenagem a um antigo morador de Santa Cruz, cujo nome era Júlio Cesário de Melo, um dos primeiros médicos que atendiam a população carente do local.

Antigos moradores contam que a área onde nasceu o conjunto era uma imensa chácara com plantações de laranjas. Com o passar dos anos, a área foi abandonada por seus antigos donos, e com isso tornou-se uma tapera, um lugar de difícil acesso.

No Cesarão foram construídas 5.667 casas. Hoje, esse número dobrou, pois em quase todas as casas foram construídas outras nos fundos, para cima; enfim, de vários modos.

As primeiras construções foram no início do ano de 1979. As casas tinham padrões diferentes: embrião (sala, cozinha e banheiro) para funcionário de baixa renda; casa (quarto, cozinha, sala e banheiro) e apartamento duplex (2 quartos, sala, cozinha e banheiro) para funcionários de média renda.

No ano de 1980, foram entregue as chaves para as famílias, e no mês de maio de 1981 foi inaugurado o conjunto. Devido ao tamanho da área, o Conjunto foi dividido por setores, 1, 2 e 3. O primeiro setor fica por trás da Paróquia Nossa Senhora da Glória, começa na Rua 43 e vai até a Av. Marginal; o segundo setor começa na Av. Marginal 2 e vai até o Canal 1; o terceiro setor começa no canal 2 e vai até a entrada da Vila Paciência (Comunidade do Aço).

Os moradores vieram de diversos lugares do Rio de Janeiro, cada um trazendo sua cultura e seu jeito de ser. Hoje o Cesarão tem cerca de 80.000 habitantes.

Local: Centro de Integração Sementes do Amanhã (CISA)

Endereço: Av Cesário de Melo, nº 13.585 - Conj. Dr Otacílo Câmara - Santa Cruz

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"