Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Prefeitura do Rio inaugura novo Espaço de Desenvolvimento Infantil em Santa Cruz

Com a nova unidade, a região passa a contar com mais 150 vagas para creche e pré-escola
Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta terça-feira, dia 13, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Laryssa Silva Martins, em Santa Cruz. A 43ª EDI da cidade, cujo nome homenageia a jovem Laryssa Martins (vítima da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo), garante aos moradores da região mais 100 vagas para creche e 50 para pré-escola.
Acompanhado pela secretária Claudia Costin, pelo subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, e pelo presidente da RioUrbe (empresa responsável pela construção), Marco Antônio Almeida, o Prefeito do Rio destacou os esforços do município para garantir uma educação de qualidade aos seus alunos:

Foto: J.P. Engelbrecht- Hoje é um dia de muita alegria, pois sabemos que este novo EDI representa a oportunidade de um futuro melhor para muitos carioquinhas. Os acertos de hoje serão responsáveis pelos frutos que iremos colher amanhã - disse Paes, que prestou uma homenagem aos familiares da estudante morta em Realengo.

- Que Laryssa tenha seu nome eternizado através dos alunos que frequentarão este espaço e que sua história sirva de inspiração para cada um deles - discursou o prefeito, ao lado dos pais da jovem, Clóvis e Maria José, e da irmã de Laryssa, Camila.

A secretária Claudia Costin prestou uma homenagem aos professores e auxiliares de creche da rede municipal de ensino, a quem creditou o momento de revolução vivido pela educação do Rio de Janeiro. Claudia também falou sobre a importância de se investir na qualidade da primeira infância:

Foto: J.P. Engelbrecht- Quando se investe em uma boa primeira infância, o desempenho dessa criança no Ensino Fundamental será incomparavelmente melhor, pois se desenvolverá de forma saudável. Além disso, o papel da família é fundamental. Uma educação de sucesso se dá a partir da união entre escola e família - disse a secretária.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Laryssa Silva Martins, que receberá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, conta com quatro salas de atividades, dois berçários, biblioteca, parquinho, elevador, rampas e sanitários adequados a portadores de deficiência.

De acordo com a Secretaria MunicipFoto: J.P. Engelbrechtal de Educação, desde 2009, já foram criadas 13.180 vagas em cinco creches e em 27 Espaços de Desenvolvimento Infantil, além das 109 escolas que tiveram o espaço adaptado para o atendimento nesta m odalidade. Atualmente, mais de 55 mil crianças já são atendi das em creches da rede municipal e instituições conveniadas.

EDI: Os Espaços de Desenvolvimento Infantil foram criados para integrar a creche e a Pré-Escola em um só espaço. Nos EDIs, as crianças são estimuladas à convivência com os livros e demais materiais volt ados à sua faixa etária. Além disso, para dar maior qualidade ao atendimento, as salas de atividades passaram a contar com um professor de Educação Infantil. Para isso, a prefeitura criou o cargo e realizou um concurso com 1.500 vagas.

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"