Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Shaolin reage ao ver a mulher; médicos dizem que é bom sinal

Mesmo em coma induzido, após sofrer um grave acidente de carro, o humorista Shaolin está reagindo aos estímulos neurológicos, o que é encarado como bom sinal pela equipe médica que cuida dele. A informação foi divulgada em nota à imprensa enviada pela família do humorista, nesta quarta-feira (19).

Shaolin já passou por duas cirurgias - uma na cabeça, devido ao traumatismo, e outra para reconstrução do ombro - e ainda corre risco de morte, segundo um dos médicos que o operou. Shaolin está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Antonio Targino, em Campina Grande (PB).

Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, de 39 anos, sofreu um grave acidente, na noite da terça-feira (18), quando dirigia na BR-230, em Campina Grande

Após as cirurgias, Shaolin reagiu ao ver a mulher Laudicéia, mas os médicos preferiram mantê-lo em coma induzido. De acordo com o neurologista Luciano Holanda, “mesmo em coma, ele tem reagido, o que é um bom sinal". Shaolin permanece em coma induzido e está respirando sem ajuda de aparelho, segundo o neurologista.

Catástrofe na região serrana do RJ é uma das piores do mundo e a maior na história do Brasil

Aqui uma parte do centro de Nova Friburgo.

A Praça do Suspiro, também no centro de Nova Friburgo.
A lama que desceu sobre as casas num distrito de Teresópolis.


Os desabamentos de terra que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro com as fortes chuvas no dia 12/11/2011, já está entre os dez piores deslizamentos dos últimos dez anos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). A tragédia já vitimou mais de 750 pessoas, número superior ao de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da organização.

Os dados foram divulgados no dia (14/01) e fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, que envia as estatisticas à ONU. De acordo com o centro, que tem sede na Bélgica, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década.

Além disso, o desastre na Região Serrana do Rio de Janeiro é o pior de toda a história do Brasil. Em relação ao número de vítimas, fica atrás apenas de uma enchente, também no Rio de Janeiro, que matou 785 pessoas, em 1967. No mesmo ano, 436 pessoas morreram em um deslizamento em Caraguatatuba, em São Paulo, que até então era registrado como o pior deslizamento do país.


Segundo a ONU, o maior desastre mundial relacionado a um deslizamento de terra aconteceu em 1949, na União Soviética, totalizando 12 mil mortos. Em 1941, o Peru enfrentou fortes chuvas que com deslizamentos vitimaram 5 mil pessoas, em 1941.


De acordo com especialistas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, a tragédia do Rio de Janeiro é classificada como deslizamento, e não enchente - que tecnicamente ocorre quando o nível de água de um rio sobe além do normal e destrói casas construídas nas margens.


Fonte: Thaís Romanelli do Opera Mundi


Quer saber mais sobre esse assunto?

Enchentes no Rio de Janeiro: uma história de 200 anos
Em vídeos, veja um histórico de tragédias causadas pelas chuvas no Brasil
Veja aqui mais fotos dos estragos das chuvas na região serrana do RJ
.

Maicon, da Inter, é o único brasileiro da seleção ideal 2010 da Uefa

AFP

O brasileiro Maicon, lateral direito da Inter de Milão, está na equipe eleita como a ideal do ano de 2010 pelos usuários do site da Uefa. Maicon divide espaço entre os campeões espanhóis da Copa do Mundo da África do Sul Iker Casillas, Gérard Piquei, Carles Puyol, Xavi Hernández, Andrés Iniesta e David Villa.
O atacante holandês Sneijder, algoz do Brasil na Copa, também está entre os escolhidos pelos internautas.
Pelo segundo ano consecutivo, o técnico português, José Mourinho, agora a frente do Real Madrid, foi o preferido.
Como detalhou a Uefa, participaram da enquete 410 mil pessoas, que escolheram o capitão da equipe ideal Carlos Puyol. Completam a equipe o lateral esquerdo Ashley Cole (Chelsea), o atacante Cristiano Ronaldo (pelo quarto ano consecutivo) e o atacante argentino Lionel Messi, que recebeu o maior número de votos individuais.
A Uefa entregará um cheque de 100 mil euros a Puyol, como capitão da equipe ideal, que será destinado para fins beneficentes mediante o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Equipe ideal da Uefa em 2010:
Iker Casillas (Real Madrid); Maicon (Inter de Milão), Gérard Piquei (Barcelona), Carles Puyol (Barcelona), Ashley Cole (Chelsea); Andrés Iniesta (Barcelona), Xavi Hernández (Barcelona), Wesley Sneijder (Inter Milão); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), David Villa (Barcelona). Treinador: José Mourinho (Real Madrid).

Cachorro que velava túmulo da dona é resgatado em Teresópolis

 
O cachorro Leão cuida da cova de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta nos deslizamentos.

A Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) conseguiu resgatar na sexta-feira um cachorro que estava a dias ao lado do túmulo de sua dona, Cristina Maria Cesário Santana, morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio. Caramelo, como o vira-lata foi apelidado pelos moradores, estava perambulando pelas ruas do bairro Caleme, um dos mais atingidos pelo temporal, quando foi encontrado. (Leia também: Protetores dos animais recolhem doações para ajudar pessoas e bichos na Região Serrana)
Segundo a veterinária Andrea Lambert, membro da comissão, Caramelo estava sem ferimentos, mas muito assustado. A equipe teve que colocar uma focinheira no animal para conseguir dominá-lo.
- Geralmente nem colocamos a focinheira, mas ele estava tentando morder. O animal normalmente fica assustado, mas conseguimos fazê-lo andar. Já ele ficou pulando, girando, não queria sair dali. Os moradores nos contaram que ele ficava cavando o local onde a dona foi enterrada - relatou Andrea.
A equipe da comissão, formada por oito pessoas, já resgatou mais de 180 animais em Teresópolis e em Petrópolis com a ajuda do Instituto Estadual do Ambiente e de ONGs. Os animais foram levados para um galpão no bairro Melbon, que está servindo como abrigo em Teresópolis, e para um Ciep, em Itaipava.
- Fizemos um esforço grande para que os animais também fossem colocados em situação de resgate, de esforço, porque no início ninguém estava se preocupando - alertou Andrea.
Segundo o presidente da comissão, deputado André Lazaroni, os animais que não forem recolhidos pelos donos nos abrigos serão colocados para adoção:
- Os animais estão sendo cuidados para que, passado tudo, os donos voltem para recolher seus animais. Os que não forem reclamados serão encaminhados para a adoção.
Na segunda-feira, a comissão vai resgatar animais em Nova Friburgo.
Quem estiver interessado na adoção dos animais pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.
Cachorro é resgatado por equipe da Alerj- Divulgação

Baile da Melhor Idade

"Novela" Ronaldinho Gaúcho acaba e ele vai para o Flamengo

Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com 














Depois da desistência de Grêmio e Palmeiras, Gaúcho acerta com o Flamengo e é o mais novo na Gávea Depois de duas semanas de negociações que encheram o noticiário esportivo nacional, Ronaldinho Gaúcho escolhe o clube onde vai jogar: o Flamengo. Segundo informações do SportTV, o jogador já acertou com o time carioca e em pouco tempo deve sair o anúncio oficial. Grêmio e Palmeiras, que também eram cotados como destino do ex-jogador do Milan, desistiram das investidas na última semana.
O contrato de Ronaldinho com o Rubro-negro deverá ser de três anos e meio. Ele fica até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A negociação foi concluída em um almoço entre o irmão e empresário de Gaúcho, Assis, e dois dirigentes do Flamengo. "É o caminho. Não tem para onde fugir", disse Assis, ao entregar a ida do irmão para o time carioca.

Programão do RJ TV vem a Santa Cruz mostrar o valor hisórico do bairro



 
No dia 08 de Janeiro de 2011 o repórter Fábio Júdice, que apresenta o bloco Programão, do Telejornal RJ TV, a Rede Globo de Televisão, veio ao bairro de Santa Cruz para apresentar nossas atrações históricas e culturais.  Durante a matéria o  repórter Fábio Júdice conversou com o Tenente-Coronel Medeiros, Comandante do Batalhão Escola de Engenharia e com Sr Walter Priosti do Nucleo de Orientação e Pesquisas Históricas de Santa Cruz, que puderam dar alguns detalhes de suas instituições.
- O Batalhão Escola de Engenharia, possui espaço cultural aberta a comunidade, mediante agendamento através do telefone (21) 3395-0573; e
- A Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, Dr. Antônio Nicolau Jorge, situado a Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº - Santa Cruz funciona de segunda a sexta-feira das 09:00h às 17:00h e sábado de 09:00h às 16:00h.

A matéria veicula foi de suma importância para divagar o valor histórico do bairro de Santa Cruz e para que os próprios moradores possam conhecer e valorizar o patrimônio histórico de de 443 anos. Fabio esteve no Palácio da Fazenda Real, Fonte Wallace, Casa do Senador Cezário de Melo, Palacete Princesa Isabel, Sede do Ecomuseu de Santa Cruz, Centro Cultural de Santa Cruz e na Ponte dos Jesuítas.

Homenagem à Bernardo Collares

http://1.bp.blogspot.com/_hnkEPAv33lM/TSZE52SBs0I/AAAAAAAACio/wEEjRlCk1pE/s1600/bernardo%2BColares%2B02.jpg 

O montanhista carioca Bernardo Collares caiu de uma altura de 15 a 20 metros e ficou inconsciente por ao menos 15 minutos antes de acordar, ainda delirante e com dores “atrozes”.

Este foi o relato de Kika Bradford, que fazia com ele a escalada do Monte Fitz Roy, na Argentina, ao amigo e também escalador André ilha, diretor do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Bernardo quebrou a bacia e teve hemorragia interna. Ainda não houve socorro.
O motivo da queda foi a saída da “ancoragem” da base. Kika já tinha descido pela mesma corda e aguardava o companheiro em um platô. Os dois não chegaram a alcançar o cume – decidiram dar meia-volta por causa do mau tempo –, embora estivessem muito próximos, por volta das 10h de segunda-feira. Foi quando aconteceu o acidente.
“Kika conseguiu trazê-lo até o platô, mas depois de 15 minutos ele continuava inconsciente. Acordou delirante, falando coisas sem sentido. Os dois concluíram que a única maneira de os dois sobreviverem era ela descer rapidamente e conseguir socorro aéreo. Ela pôs Bernardo dentro do saco de dormir e desceu”, afirmou Ilha.
Kika conseguiu chegar à base às 15h de terça-feira. Não foi possível ocorrer resgate.
Embora não seja tão alto em comparação a outras (3.375 metros), o Monte Fitz Roy é tido como uma escalada muito técnica por suas paredes verticais e pelas condições climáticas muito instáveis.
De acordo com André Ilha, Kika está “abaladíssima”, mas não tem sentimento de culpa porque os dois tiveram atitude sensata.
“Nenhum sentimento de culpa, porque ela fez o melhor para os dois. Mas está em choque e muito triste, porque são grandes amigos”, disse.
Não foi o primeiro acidente grave de brasileiros escalando na América do Sul. Em 1998, outros montanhistas de elite morreram tentando atingir o cume do Monte Aconcágua, na fronteira da Argentina com o Chile, pela parede sul.
Mozart Catão - primeiro brasileiro a subir ao Everest, ao lado de Waldemar Niclevitz -, Alexandre Oliveira e Othon Leonardos morreram após serem atingidos por uma avalanche.
No último domingo (9), foi ao ar uma matéria sobre o acidente envolvendo nosso querido presidente da FEMERJ, Bernardo Collares. Nesta reportagem, a irmã do escalador, Érica Collares, diz que se reuniu com autoridades argentinas e decidiram interromper as buscas. Com isso, há apenas a espera pelo atestado de óbito de Bernardo. Todos tinham ainda uma esperança, porém agora com as buscas canceladas, vem aquele aperto no peito, bate aquela tristeza. Mas conhecendo o Bernardo, sei que ele não ia, como um bom mineiro, "gradar" dessa situação de baixo-astral. Por isso, celebremos por tudo o que o "Berna" fez por todos nós. E não há opção melhor pra homenagea-lo do que escalar! Por isso, resolvi divulgar a mensagem que acabei de receber da Adriana Mello:


"Povo da montanha, nesse sábado - 15/01/2011, será realizada uma homenagem ao
nosso querido amigo e Presidente da FEMERJ, Bernardo Collares Arantes. A ideia da homenagem é: na parte da manhã, ocupar todas as vias de escaladas possíveis (Pão de Açúcar - todas as faces, Morro da Urca - Norte e Sul, Babilônia - Norte). O horário na parte da manhã, fica por conta do escalador, de acordo com a via eleita para escalar. Na parte da tarde, mais
precisamente as 15:00h, haverá uma homenagem no centro da praça Gal.Tibúrcio (Guia Lopez), com discursos de alguns oradores e um minuto de silêncio como parte da homenagem. Pessoal, vamos comparecer em massa!!! Vamos prestar essa última homenagem aonosso querido Presidente!!!!"


E é claro, a Família Buscapedra estará lá presente prestando nossa homenagem à esse cara que se foi deixando saudade e um legado incrível para todos nós escaladores. Ah! Podem ter certeza que ele estará passando aquela vibe irada lá de cima para rolar as cadenas!. Descanse em paz, Presidente.


Luto.

Aberto Concurso Nacional para elaboração do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2012

E-mail Imprimir PDF
cflogoEm 2012, a Igreja católica no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e saúde pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). Neste sentido a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade lança o Concurso Nacional para a criação do cartaz que irá traduzir o lema da CF 2012.
Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, seu trabalho gráfico. O prazo para envio dos cartazes vai até o dia 03 de junho de 2011.
No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).
Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todas as dioceses e paróquias do país.
O endereço para envio do cartaz é: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Embaixadas Sul – Quadra 801 – Conjunto “B” - Brasília - DF - CEP 70200-014, aos cuidados do Setor Comunicação Social.
Leia aqui a carta assinada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social e da assessora da comissão, respectivamente, dom Orani João Tempesta e irmã Élide Maria Fogolari, e também pelo secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, a respeito da CF 2012 e seus objetivos.

Ano Novo… Livros Novos ou Velhos (A Nossa Paixão).

 
Um Novo ano começa e com ele, chegam novos livros, novos autores, novas edições. É como se voltasse tudo à estaca zero. Dispomos de milhares de livros, que estão à nossa espera nas prateleiras das livrarias e dos hipermercados, fazemos planos para esta ou aquela feira do livro, esperamos ansiosamente a continuação ou o desfecho desta ou daquela saga, que seguimos religiosamente durantes meses ou anos. fazemos planos para ler este ou aquele autor de que tanto gostamos e aguardamos com expectativa o lançamento de um novo livro do nosso autor favorito… é sempre assim para os amantes de literatura no começo de cada ano. E este ano não iria deixar de ser diferente, 2011 já chegou, é altura de arrumar a casa incluir este ou aquele post já publicado no seu respectivo lugar junto com o seu autor e partir de viagem para novas aventuras… página a página. conhecer novas gentes, descobrir novos lugares e revisitar outros tantos, reencontrando velhos amigos, é a magia do livro. Regra geral não costumo lançar desafios literarios a mim proprio, deixando-me ir um pouco ao sabor da maré, vou lendo esta ou outra critica a este ou aquele livro e decido se o leio ou não, as vezes um pouco ao engano, deixando-me ir atras de excelentes criticas ou atrás do top de vendas e depois… fico desiludido comigo próprio. houve alguém que me disse à tempos que o dinheiro que eu gastava em livros era mal empregue e que poderia fazer tanta coisa, se fosse a fazer as contas ao dinheiro que tinha empatado nas prateleiras cá de casa. para quem ama os livros, sabe do falo, não há como resistir… quais bibliotecas, quais ebooks, quais emprestimos… o prazer de ir ás cegas a uma livraria, rodear-se de livros, sem saber muito bem o que vamos comprar, descobrir a capa, a contra-capa e a contra, contra-capa, ler a sinopse… pegar sentir o peso, desfolhar, leva-lo para casa, abri-lo, cheirar sentir o cheiro do papel e o cheiro a cola, ler, deixarmo-nos envolver, entrar na aventura, apaixonarmo-nos pelos personagens. Este é um prazer apenas sentido por alguns (nem todos são assim, ou têm essa capacidade) sim digam a um leitor compulsivo, que o dinheiro que gasta em livros é mal empregue. este é o prazer da leitura, o prazer de ter um livro entre mãos. bem vindos a 2011! continuação de excelentes (novas ou velhas) leituras. Feliz Ano Novo.

Cesare Battisti e seu futuro incerto

A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição do ativista italiano Cesare Battisti está correta do ponto de vista formal. A opinião é do especialista em Direito Internacional e subprocurador-geral da República Eugênio Aragão. Para ele, a Constituição determina que a última palavra seja do presidente da República e que, quanto a isso, não há contestação.
"Essa é uma avaliação estritamente política", disse o professor em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. "E quem faz política externa no País é o Executivo. A responsabilidade internacional do Estado brasileiro é tratada, inclusive pelo Supremo, como uma questão política, e não jurídica. Do ponto de vista funcional, é um erro querer agora, diante de todo o mundo, desautorizar o presidente por meio do STF", afirmou, fazendo referência ao fato de que a Suprema Corte vai voltar a decidir sobre o assunto em fevereiro.
A mesma opinião tem o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadir Damour. Para ele, a decisão de Lula tem de ser cumprida imediatamente. "A partir do momento em que, nos termos da decisão do Supremo, caberia ao presidente a última palavra sobre a extradição, não cabe mais nenhuma discussão. O que deve ser feito agora é soltar Cesare Battisti nos termos da decisão do presidente", disse.
O professor de Relações Internacionais Guilherme Casarões, no entanto, diz que, apesar de no aspecto formal a decisão de Lula estar correta, o ex-presidente deveria ter ponderado qual seria o peso político de sua decisão. "Temos de pensar não só se foi acertada do ponto de vista jurídico, mas se foi necessária do ponto de vista político. O discurso de Lula não levou em conta as implicações futuras que essa decisão terá para as relações bilaterais com a Itália, país importantíssimo para a política externa brasileira e para as relações internacionais e comerciais do Brasil", disse.
O caso será discutido em reunião da União Europeia no fim do mês e poderá chegar à Corte Internacional de Haia. Mas, para Casarões, o entendimento será o de que cabe apenas ao Brasil e à Itália resolverem o assunto. "Se trata de um acordo bilateral estrito. A União Europeia não vai querer se envolver, pelo menos, a princípio. Se a questão for levada à Haia, a Corte também vai avaliar aspectos políticos e jurídicos, mas vai privilegiar a dimensão do tratado (Brasil-Itália)", afirmou.
Para o especialista, se a Corte de Haia resolver recomendar a extradição de Battisti, o Brasil poderá sair enfraquecido internacionalmente. "Se a corte recomendar a extradição, vai ser uma derrota grave para a política externa brasileira. Mesmo que a corte tenha um caráter recomendatório, é muito complicado para um país não cumprir uma recomendação da Corte", explicou.

A mentira tem pernas curtas!

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Isso acontece por, pelo menos, dois motivos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido na questão, ainda que inconsciente. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base não é a realidade, e sim a ficção.
Mentir significa “inventar” uma verdade que não existe, e não “relatar” a verdade como ela é. A mentira começa com a pessoa, a verdade é anterior a ela. Quando mentimos criamos uma realidade que não se baseia em nenhum outro fato, a não ser nossa própria criatividade, o que não é suficiente para sustentar o que foi dito, caso o assunto não se esgote rapidamente. O candidato a emprego que mente sobre sua experiência e qualificações será desmascarado pela inconsistência do currículo ou pela incapacidade de atender às expectativas que criou. E por aí vai. Fatos que demonstram o insustentável peso da mentira podem ser colhidos aos montes na história de vida de quase todas as pessoas – de adolescentes a presidentes da república.
Mas, afinal, por que mentimos, se todos sabemos que existe a chance de sermos desmascarados mais cedo ou mais tarde? Que força é essa que nos impele a não sermos sempre fiéis aos fatos? Há mentiras justificadas ou não? A verdade, doa a quem doer, sempre é a melhor opção?
Por que mentimos?
Essas são questões da ética humana que interessam a várias correntes do pensamento. A psicologia explica a mentira pelo mecanismo de defesa, a sociologia pela busca do poder, a filosofia pela imperfeição humana e a religião pela compulsão ao pecado. As explicações, entretanto, quase nunca justificam a mentira ou desculpam o mentiroso. 
 Na primeira semana do ano de 2011, Agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca) informaram, a mídia que o meio-campo Somália, do Botafogo, mentiu sobre ter sido sequestrado por bandidos, há dois dias, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O jogador será notificado por falsa comunicação de crime, delito que tem pena de detenção entre um e seis meses.
De acordo com a polícia, Somália teria chegado em casa, no dia da apresentação, por volta de 4h. Como sabia que chegaria atrasado à reapresentação do time do Botafogo no Engenhão, o meia teria mentido sobre o sequestro.
Os agentes acabaram com a mentira após análise das imagens das câmeras do circuito interno dos elevadores do prédio onde o jogador mora, na Avenida Lucio Costa, na Barra da Tijuca. Os policiais descobriram que, por volta de 4h, o jogador entrou em um dos elevadores com um cordão de ouro, um relógio e uma mochila, pertences que ele havia declarado como roubados pelos bandidos por volta de 7h. Às 9h07, quando deixou a residência para ir à delegacia, o jogador já não usava mais os acessórios.
Por isso que o dito popular "mentira tem pernas curtas", deve estar sempre em nossa mente juntamente com outro dito popular a "verdade pode demorar mais sempre aparece".
  

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que veterá mínimo acima de 540 reais

Guido Mantega
Não adianta a oposição ou os insatisfeitos tentarem aumentar o valor do salário mínimo, definido em 540 reais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o reajuste cumpre uma política que foi acertada pelo governo com os trabalhadores. Se vier alguma coisa diferente, vamos vetar. Uma elevação acima deste valor causa uma deterioração das contas públicas, disse ministro.

Mantega acrescentou que o governo precisa ainda decidir onde vai promover cortes no orçamento, mas deixou claro que esta decisão será tomada com base em uma análise detalhada das despesas de cada ministério: ou seja, o que é prioritário vai permanecer, mas o que não for tão necessário será postergado, como os gastos com passagens e diárias, por exemplo. Mas apressou-se em dizer que não se trata de um ajuste fiscal conservador.

Com relação ao mínimo, a afirmação do ministro gerou críticas. A equipe econômica sempre se posiciona contra os pedidos de reajuste dos movimentos sindicais, mas os sindicalistas têm vencido a batalha nos últimos anos, alfinetou o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que anunciou que pretende apresentar emenda para um mínimo de 580 reais.

Pouco antes de deixar o cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou medida provisória fixando o mínimo em 540 reais, com reajuste de 5,88%, abaixo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços Ao Consumidor (INPC), segundo o Diesse. Do lado do PMDB, que está envolvido com o PT numa disputa de cargos, a intenção é questionar as razões da equipe econômica para impedir o mínimo acima do valor fixado. Não vamos fechar os olhos e ouvidos e apertar o botão de votação a favor do governo, afirmou o deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

A vaidade…

Qual o conceito de vaidade? A vaidade consiste em uma estima exagerada de si mesmo ou de suas posses, uma afirmação esnobe da própria identidade. É considerado um dos sete pecados capitais, sendo o mesmo pecado associado à orgulho excessivo e arrogância. A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
Paralelamente o filósofo Tomás de Aquino discorre sobre este assunto considerando que a vaidade é um problema tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade, como sendo também um pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e tratados conjuntamente.
A grande verdade é que apesar das inestimáveis conquistas científicas e tecnológicas, o homem, este ser racional, ainda não aprendeu a conhecer a si próprio e aos seus semelhantes. Ainda não aprendeu as lições básicas do amor na acepção ampla do termo. E desta forma, o homem ainda não está em condições de ser totalmente feliz, devido à falta de conhecimento sobre ele mesmo. Após esta consideração pode-se concluir que um dos grandes defeitos do homem é a vaidade, pois o homem cresce em proporções geométricas, enquanto suas virtudes andam a passos de tartaruga. O homem vaidoso somente gosta das pessoas e das coisas materiais quando essas coisas ou pessoas se transformam em verdadeiros espelhos e refletem a sua própria imagem. Também há outros espelhos, por extensão do termo, em que se mira o homem vaidoso. Os espelhos das opiniões a seu respeito e que acaba por tornar uma pessoa vaidosa escrava de sua própria imagem perante seus semelhantes.
Mas em nossa vida existem espelhos muito mais importantes e que na maioria das vezes o homem vaidoso acaba por não enxergar. Seriam os espelhos morais e éticos que muitas vezes frente à ganância e sede pelo poder o homem acaba por atravessar a vida terrena sem se deparar de forma reflexiva para aprender sobre estes conceitos. O vaidoso não olha para os seus semelhantes no intuito de querer vê-los, por dentro, descobrir ou interessar-se por suas necessidades.
Ele aguarda, apenas, o reconhecimento do próximo ao descobrir o que ele pensa a seu respeito. Certamente a vaidade é decorrente do orgulho. O ser vaidoso não conhece a palavra nós, pois ele somente pensa na palavra eu. Eu, as minhas coisas, os meus problemas, as minhas realizações. Há pessoas que só parecem ver o seu próprio rosto. Não conhecem ninguém profundamente. Os pensamentos e idéias dos outros não lhe interessam, não fazem qualquer sentido. Seus pensamentos são muito mais importantes, mais lógicos, guardam maior sentido. O homem, na maioria dos casos é o próprio causador dos seus infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência Divina ou a má estrela.
A vaidade, sorrateiramente, está quase sempre presente dentro de nós. É muito sutil a manifestação da vaidade no nosso íntimo e não é pequeno o esforço que devemos desenvolver na vigilância, para não sermos vítimas daquelas influências que encontram apoio nesse nosso defeito. O perigo, no entanto, reside nos excessos e no desconhecimento das fronteiras entre os impulsos de idealismo, por amor a uma causa nobre, e os ímpetos de destaque pessoal, característicos da vaidade. O escritor e jornalista Gustavo Corção, em “Lições de Abismo”, resume o perfil do vaidoso, segundo o qual: “todas as coisas, todas as opiniões, são como o espelho de sua própria importância, da sua própria face, que para ele é a grande, a única realidade, em torno da qual o mundo inteiro é uma imensa moldura”.

Sérgio Cabral assume segundo mandato no RJ

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tomou posse neste sábado (1º) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A cerimônia terminou pouco antes das 13h. Foi empossado junto com Cabral o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Cabral e Pezão foram diplomados duas semanas atrás.

Após Cabral e Pezão assinarem o termo de posse, o governador reeleito fez um discurso, onde assumiu dois compromissos até o fim do mandato em 2014: pacificar todas as comunidades do estado e colocar o Rio entre os cinco melhores do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação.
“Reafirmo que, em 2014, não haverá uma comunidade, um bairro do nosso estado dominado pelo poder paralelo, seja miliciano ou do tráfico”, prometeu Cabral. “Quero assumir o compromisso de que, em 2014, o Rio de Janeiro estará entre os cinco melhores no Ideb. Esse é um compromisso meu com o povo do estado”, afirmou o governador.
Um pouco antes, Cabral reconheceu que há deficiências na área de educação do estado. “Avançamos na educação, mas não o suficiente. Educação demanda política e planejamento de médio e longo prazos”, discursou.
ROYALTIES
No discurso, Sérgio Cabral reforçou a indignação contra a retirada dos royalties do petróleo do estado do Rio. “Acreditamos na distribuição de renda, e respeitamos os 27 estados brasileiros, mas não vamos, em hipótese alguma, abrir mão dos nossos direitos”, enfatizou. “Quero agradecer ao povo que foi às ruas comigo dizer não a covardia contra a retirada dos royalties do nosso estado”, complementou.
Ao falar sobre o combate à criminalidade e a ocupação dos conjuntos de favelas do Alemão e da Penha, o governador também fez uma homenagem ao jornalista da TV Globo Tim Lopes, morto por traficantes na Vila Cruzeiro, uma das favelas da região. “A memória de Tim Lopes foi honrada”, ressaltou.
Após o término da cerimônia, Cabral seguiu para Brasília, onde participou da cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff.

A difícil despedida do Presidente Lula

http://4.bp.blogspot.com/_Fm0WUXzm-zA/TNLej20caqI/AAAAAAAACE0/IhTDaSqDBWk/s1600/adeus+lula.jpg
Nunca antes na história deste país um presidente foi tão popular quanto Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas a história se repete exatamente igual neste fim de ano, quando percebemos a imensa dificuldade de Lula em dizer adeus ao poder.

Exatamente igual a muitos de seus antecessores.

Resta saber qual será a atitude de Lula depois da posse da presidente Dilma Rousseff.

Será que conseguirá mergulhar, por pelo menos algum tempo, para deixá-la à vontade para governar ou continuará dando pitacos, assim como fez durante a nomeação da nova equipe ministerial?

Que a experiência acumulada ao longo de seus oito anos de mandato, permita a Lula não repetir a postura que tanto criticou em seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, a cada comentário e crítica a sua gestão.

Para que o país conheça de fato a nova presidente, será preciso que ela saia da sombra de seu padrinho político.

Talvez por isso a aposta dos interlocutores mais próximos de Dilma é de que será curto o prazo de validade da atual equipe ministerial.


A dúvida é se essa validade será de um ou dois anos.

Agora é esperar e torcer para que o ano novo que está chegando seja bom para todos nós brasileiros e nova presidente possa ter pelo menos parte da sorte que teve seu antecessor.

Feliz 2011!!!!
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"