Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Itaguaí terá mais 16 unidades de ensino em período integral

Escola_em_construo_no_bairro_do_Engenho_-_Luiz_Guilherme_Fernandes_004

Serão inauguradas 14 novas creches e escolas; outras duas ganharão programa do MEC
Para o próximo período letivo, a rede municipal de ensino de Itaguaí contará com mais 16 unidades escolares com extensão da carga horária. Estão em construção mais sete escolas de período integral e sete creches em diversos bairros da cidade: Engenho, Mangueira,  Amendoeiras (Teixeira), Centro, Somel, Parque Primavera e Gleba B do Chaperó, Vila Geny, Piranema e Mazomba. Todas as escolas têm capacidade para até mil alunos e, funcionarão com o programa de educação integral da prefeitura, assim como as creches, que comportam  180 crianças. Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) pré-selecionou algumas unidades de ensino do município para implantar o Programa Mais Educação, que garante um complemento escolar, com extensão da carga horária para os estudantes, mediante o repasse de R$ 37 mil por escola para serem aplicados nos dez meses letivos.
De acordo com a Secretaria de Educação de Itaguaí, das três escolas selecionadas pelo Governo Federal, apenas duas estão confirmadas até o momento: a E. E. M. Chaperó e a E. M. Severina dos Ramos de Sousa. Na E. M. Vereador Américo Rodrigues de Amorim já funciona o programa de ensino em tempo integral realizado pela Prefeitura de Itaguaí. Na última Prova Brasil, a unidade teve a melhor classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Baixada e figurou em 29º lugar na lista das melhores escolas do Estado. Também foi a única da região entre as 100 primeiras. Na avaliação da secretária de Educação de Itaguaí, Laudinice Brito, outras escolas precisam mais que a Américo Amorim.
Das outras duas unidades beneficiadas, apenas uma já realizava algum programa de educação complementar, como é o caso da E. E. M. Chaperó, onde funciona o Escola Aberta, outro programa do Ministério da Educação. Para a E.M. Severina dos Ramos de Sousa, no bairro de Coroa Grande, que atende quase mil alunos, o Mais Educação deverá ser ainda mais importante. Até o dia 15 de fevereiro, serão avaliadas as atividades mais compatíveis com cada unidade, que geralmente englobam esporte, oficinas culturais e reforço escolar.
Mais esporte - Outra novidade para o próximo ano escolar será o início do funcionamento do Programa Segundo Tempo, do Ministério dos Esportes, nas 16 escolas municipais atendidas pelo Mais Educação. Haverá novos monitores, que passarão por um processo de capacitação a partir das necessidades de cada escola, onde serão realizadas atividades esportivas extracurriculares. O objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Seguem as novidades por bairro: 
Vila Geny - terá uma nova escola e creche, além de receber a construção de um complexo esportivo. Ainda está sendo avaliada a implantação de mais uma creche naquela comunidade. Em fevereiro, deve ser inaugurada apenas uma das creches. 
Teixeira / Amendoeiras - ganhará uma escola e uma creche, previstas para serem inauguradas em fevereiro de 2012. 
Engenho - contará com uma escola, uma quadra e uma creche novas, que também  devem abrir as portas no próximo mês de fevereiro. 
Centro - a comunidade poderá desfrutar de mais uma escola e quadra. Por conta de imprevistos no projeto, não se sabe se estará pronta até fevereiro deste ano, mas ainda no início do ano começará a atender àquela região . 
Mangueira - uma nova escola e quadra estão em construção nesse bairro, próximo a Ibirapitanga. A prefeitura estima que até o final do primeiro semestre de 2012 será entregue à comunidade. 
Piranema - estão sendo erguidas: uma escola, creche e quadra, que devem ficar prontas até julho de 2012. 
Sase/Somel - Um grande complexo esportivo está sendo construído nessa região, que englobará ainda uma escola, creche e quadra, com previsão de ser inaugurada já em fevereiro de 2012. 
Chaperó - O bairro ganhará duas creches, cujas obras estão bem adiantadas: uma em Parque Primavera e outra na Gleba B. As inaugurações devem acontecer entre fevereiro e junho deste ano. A E. E. M. Chaperó, que atende cerca de  600 alunos, ainda ganhará  o programa Mais Educação do Governo Federal, que garante extensão da carga horária escolar. Na unidade, já funcionava programa Escola Aberta, oferecendo atividades aos sábados para a comunidade local. 
Mazomba - Contará com mais uma creche, que está em processo licitatório, mas sai até o final do primeiro semestre de 2012. 
Coroa Grande - A E. M. Severina dos Ramos de Sousa será contemplada com o programa Mais Educação, do MEC. Na unidade, que é uma das maiores do município, são atendidos quase mil estudantes, que agora terão atividades complementares no contraturno, de acordo com as especificidades da escola. 
Fotos: Luiz Guilherme Fernandes/MCI

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"