Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Itaguaí vence etapa regional da Olimpíada do MenteInovadora e avança à nacional





Itaguaí - Jogos nas escolas - Luiz Guilherme Fernandes
Projeto que estimula o raciocínio lógico foi implantado este ano na rede municipal de ensino e já apresenta resultados positivos

A Escola Municipal Argentina Coutinho, em Itaguaí, tem motivos de sobra para comemorar. Inaugurada há menos de dois anos, a unidade tirou o primeiro lugar nas séries finais (6º ao 9º) da edição estadual da Olimpíada do MenteInovadora, projeto israelense que estimula o raciocínio lógico. Quatro alunos conseguiram barrar outros de escolas particulares renomadas, como o grupo Cerc. Agora, eles vão competir na etapa nacional, que acontece em São Paulo, em março de 2013. Além deles, a Escola Municipal Jorge Flores conquistou a quarta colocação nas séries iniciais (1º ao 5º ano); Já os professores da rede obtiveram o terceiro lugar na categoria voltada a docentes.
Itaguaí - Jogos nas escolas - Luiz Guilherme FernandesItaguaí - Jogos nas escolas - Luiz Guilherme Fernandes
O projeto MenteInovadora chegou a Itaguaí no início deste ano, quando a cidade foi a primeira do Rio a implantar a iniciativa na rede pública. A ideia do Mind Lab Group, de Israel, é melhorar o ensino por meio de jogos que desenvolvem raciocínio, lógica, além de outras habilidades.

Mais de 50 países já aderiram à proposta, inclusive alguns que são referência em educação, como China, Japão, Nova Zelândia e Austrália. Por meio da iniciativa, 25 escolas municipais de Itaguaí receberam cerca de 500 jogos e mais de 10 mil crianças e jovens, da pré-escola ao 9º ano estão sendo beneficiadas. Além disso, os alunos levam um kit para casa, para praticar com amigos e familiares.

Itaguaí - Jogos nas escolas - Luiz Guilherme FernandesItaguaí - Jogos nas escolas - Luiz Guilherme Fernandes
Com menos de um ano desde o início do projeto em Itaguaí, os resultados positivos impressionaram a secretária municipal de Educação e Cultura, Laudinice Brito.  “Nós estávamos concorrendo com muitas escolas particulares, de alto nível, e conseguimos o primeiro e o terceiro lugar. É muito gratificante”, anima-se a secretária. Ela ainda revela que outros benefícios foram percebidos neste primeiro ano da iniciativa “Os alunos melhoraram o desempenho em sala de aula. Até na disciplina e no relacionamento dos colegas, além das notas”, afirma Brito.

Se a secretária está satisfeita, os quatro alunos da Escola Municipal Argentina Coutinho que foram classificados para as nacionais não cabem em si de alegria. Essa é uma oportunidade única para Marcelo Djiã e Milena Figueiredo, ambos do 7º ano; também João Pedro Mendes, do 8º ano; e Lucas Gabriel de Oliveira, 9º ano. A dedicação e o empenho desses jovens foram destacados pela diretora da unidade, Jussara Castilho. “É engraçado que alunos dos anos finais mostraram mais interesse que os mais novos, o que é raro”, revela Castilho, que também atribui a conquista ao trabalho em equipe e ao esforço da educadora da Sala de Jogos, Liliane Pereira.

Confira os nomes dos alunos campeões:
- Marcelo Djiã da Silva Matos – turma 701
- Milena Nascimento Souza Figueiredo – turma 701
- João Pedro Andrade Mendes – turma 801
- Lucas Gabriel Silva de Oliveira – turma 901

Fotos: Portal Seropédica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"