Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Exposição "Abra e Dê a sua Espiadinha..." feitas por alunos de escola pública de Santa Cruz



 A exposição reúne trabalhos dos alunos do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel produzidos em 2012, nas aulas de Artes Visuais com o professor Alexandro Gaudêncio.
 
Professor Alex Gaudêncio, à esquerda, com alunos na montagem da exposição
 
A “espiadinha” é muito mais do que olhar, ver, espreitar, observar secretamente e espionar.
Tem o intuito de proporcionar a obtenção de informações, de compartilhar conhecimento, de possibilitar a interação e de promover a interdisciplinaridade.
 Este é o 11º ano de realização da Exposição “Momentos Criativos” que, segundo informações do professor Alex Gaudêncio, apresenta parte da produção desenvolvida durante as aulas de artes visuais com as turmas do 7º, 8º e 9º anos.
 

Como tem sido a prática nos anos anteriores, a mostra já se consagrou na Escola Municipal Princesa Isabel, que hoje funciona como Ginásio Experimental Carioca na 10ª CRE, e vem apresentando uma produção coletiva repleta de criatividade.
Os trabalhos produzidos pelos alunos não devem ser vistos como simples tarefas escolares, mas sim como superação que exige dedicação, sensibilidade, imaginação e domínio técnico.
Tais características, destacadas pelo professor Alex Gaudêncio como inerentes a uma obra de arte, podem ser vistas na exposição “Momentos Criativos”, que está aberta à visitação pública em sala especial temporariamente transformada em galeria de arte.
 
 
Linhas, cores, formas geométricas, bidimensionalidade, tridimensionalidade, a Op Art, a colagem, as formas planas, polígonos, poliedros, circunferência, círculo, esfera, o figurativismo, o abstracionismo e alguns temas transversais fazem parte da mostra que, nesse ano, destaca também trabalhos relacionados à Semana de Arte Moderna e às Eleições Municipais.
Mais uma vez o professor Alex Gaudêncio chama a atenção para a importância do olhar, de forma que não sejam atribuídos nenhum juízo de valor aos trabalhos produzidos pelos alunos. Não há sentido dizer que são feios ou bonitos. Deve-se admirar a capacidade criativa que “o ser humano tem e que deve ser usada ou, ao menos, estimulada em prol de um futuro melhor.”
Vamos, então, abrir nossas mentes e corações, "dar uma espiadinha” na exposição "Momentos Criativos" do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel e aplaudir, mais uma vez, a dedicação e profissionalismo do professor Alex Gaudêncio e a produção artística dos seus alunos.
 
Montagem da exposição. Professor Alex Gaudêncio com a ajuda de dois alunos do GEC Princesa Isabel



Fonte: Rio Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"