Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Jornada Mundial da Juventude será de 23 a 28 de julho de 2013 em Guaratiba


Fazenda Mato Alto em Guaratiba 
Uma das áreas de Guaratiba escolhida para o evento JMJRIO2013

Conforme já foi divulgado em nosso site anteriormente, a região de Guaratiba foi escolhida para sediar a vigília e o encontro do papa com os jovens na Jornada Mundial da Juventude. As áreas escolhidas são dois terrenos vizinhos à Estação Mato Alto na Avenida Dom João VI (Avenida das Américas), logo na entrada da Pedra de Guaratiba.
Os proprietários nada cobraram do executivo. Não haverá contrapartida em dinheiro, entretanto as obras de dragagem dos canais e adequação dos terrenos para receber os dois milhões de peregrinos será certamente uma benfeitoria que ficará após o encontro. Segundo o Prefeito Eduardo Paes a área oferecida é maior do que aquela que foi utilizada na Espanha no ano passado.
As fazendas serão divididas em cerca de 40 lotes, cada um com tendas de alimentação e da defesa civil. A adequação dos terrenos e os acessos serão feitos pela prefeitura, e toda a infraestrutura necessária ao encontro será construída pela Igreja Católica. Um dos lotes é um grande pantanal que será aterrado para ser loteado no futuro, o outro é a área da SAGAP em frente. As fazendas chamam-se Mato Alto e Vila Mar. Na Fazenda Vila Mar será montado o altar em que o papa realizará a missa no final do evento.
O trabalho de adequação do local deve começar em janeiro, quando o terreno será aterrado e os canais dragados. Será necessária ainda a construção de ruas de acesso às áreas onde serão realizadas a missa e a vigília, ficando para março o início da montagem da estrutura propriamente dita.
O comitê organizador local da JMJ está recrutando voluntários e verificando as possibilidades de hospedagem dos peregrinos que virão ao Rio. Segundo a Irmã Graça Maria, responsável pelo setor que cuida da hospedagem, está sendo realizado um trabalho de identificação e mapeamento dos locais para alojamento dos peregrinos. Para os pontos de hospedagem serão usados, entre outros, colégios, clubes, casas religiosas e casas de família. "Serão feitas reuniões nos vicariatos, com os coordenadores indicados por cada paróquia"

Leia mais sobre a JMJ RIO 2013
A Jornada Mundial da Juventude, JMJ RIO 2013, é um evento que a Igreja Católica realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, no qual prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. Em 2013 esse encontro será no Rio de Janeiro e está previsto a presença de dois milhões e meio de jovens de todo o mundo.
Tudo começou em 1984 quando foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
A primeira Jornada Mundial da Juventude foi realizada logo no ano seguinte, em 1986, em Roma. A última 26ª Jornada Mundial da Juventude foi realizada em agosto de 2011 em Madri na Espanha e contou com a presença de dois milhões de jovens sob o lema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé".
No sia 28/11, em uma reunião composta pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, pelo arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, pelo prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes e pelo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, foi finalmente oficializada a escolha de Guaratiba para a vigília e a missa a ser realizada pelo Papa.
O ministro Gilberto Carvalho destacou a honra de ter o Brasil como país sede da JMJ. "Tenho neste momento a honra de trazer a saudação da parte da presidenta Dilma Rousseff. Reiteradas vezes, ela manifestou a gratidão e a honra de ter o Brasil como escolhido para sediar a JMJ. Para nós, a realização da Jornada no Brasil tem um enorme significado histórico".
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, oficializou então a escolha do local entregando os dois contratos das duas áreas que sediarão a JMJ e destacou que o evento a ser realizado em Guaratiba é importante para a região. "A JMJ vai ter como o seu principal encontro justamente na área da cidade que mais precisa da atenção do poder público e de todos nós, portanto realizar a JMJ na região oeste da cidade, em Guaratiba, sem dúvida nenhuma, é também uma demonstração do papel importante que a JMJ tem em nossa cidade".
Dom Orani expôs os progressos que Guaratiba vem tendo para sediar o encontro. "Acho que a nossa preocupação de olhar com carinho essa região da cidade, Guaratiba, que também está no Vicariato Oeste e vem sendo totalmente remodelada pelas esferas políticas. Nós estamos muito unidos tanto no governo federal, estadual e municipal aqui no Brasil para este belo trabalho de serviço ao povo e ao jovem da Jornada Mundial da Juventude", destacou Dom Orani.

Fonte: Comitê Organizador Local da JMJ.
Maiores informações:
Comitê Organizador Local (COL/Rio)
7º andar do Edifício João Paulo II - Rua Benjamin Constant, 23 - Glória
Comissões e frentes de trabalho. Telefone (21) 3177-2013
E-mails Voluntários - volunt@rio2013.com
Coordenação Geral - coordgeral@rio2013.com
Atos Centrais - atoscentrais@rio2013.com
Comunicação - comunic@rio2013.com
Preparação pastoral - pastoral@rio2013.com
Relações Institucionais - relinsti@rio2013.com
Hospedagem - hosped@rio2013.com
Atos Culturais - cultura@rio2013.com
Logística - logist@rio2013.com
Pré-jornada - prejornada@rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"