Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Mirantes de Barra de Guaratiba atraem moradores e visantes

A vista no Mirante do Grumari
A vista no Mirante do Grumari 
O mar da Zona Oeste voltou ao estado de observação típico do verão. Uma atividade feita por moradores e turistas a partir do início do horário que antecede a estação. Mas, a partir deste ano, de um novo ponto de contemplação da praia de Grumari, o Mirante do Grumari. O local, que fica em Barra de Guaratiba, atrai de visitantes a casais apaixonados pelo cenário natural. E compõe o conjunto de três mirantes abertos na região: outro no próprio bairro e um terceiro na Prainha.

O Mirante do Grumari, no alto da Avenida Estado da Guanabara, no bairro, já chamava a atenção antes mesmo de se tornar um espaço de 200 metros quadrados, onde há oito vagas de estacionamento, 10 metros de guarda-corpo em granito e em formato de leque e três bancos em granito. Segundo os moradores, no entanto, ali era um terreno baldio e deserto.
Os surfistas Thiago Mariano, Carlos Sobrinho e Roberto Faria no Grumari
Os surfistas Thiago Mariano, Carlos Sobrinho e Roberto Faria no Grumari
- Antes não tinha nada aqui, era tudo barro. Hoje a gente vê os turistas. Às vezes, não há lugar para parar - conta o campeão de stand up paddle e longboard Thiago Mariano, de 34 anos, morador.
De cada três vezes por semana que o surfista passa por ali para surfar na praia de Grumari, em uma ele para no mirante.
- Ali é o primeiro contato visual do surfista com o mar - descreve.
Moradores de Barra de Guaratiba no Mirante da Grota Funda
Moradores de Barra de Guaratiba no Mirante da Grota Funda
Grota Funda também recebe visitantes
Outro ponto de contemplação da natureza concluído pela prefeitura é o Mirante da Grota Funda, aberto na segunda quinzena de setembro, bem no alto da Serra da Grota Funda, que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com vista para a vegetação, o posto também está incluído no programa de revitalização dos mirantes, desenvolvido na cidade.
O Mirante da Grota Funda, em Guaratiba
O Mirante da Grota Funda, em Guaratiba 
Segundo a Secretaria municipal de Conservação, no local foram recuperados 50 metros de guarda-corpo em concreto e granito. E foi feito o recapeamento do asfalto, além da instalação de bancos de granito, entre outras mudanças.
O mirante da Prainha
O mirante da Prainha 
- Quanto mais recurso de melhoria para os turistas, melhor. Eles vêm à praia e também aos restaurantes do bairro - opina o surfista Roberto de Pádua Faria, de 40 anos.
Já no trecho que liga a Prainha ao Recreio está o Mirante da Prainha, concluído em junho deste ano. No local foram pavimentados 1.500 metros quadrados e removidos nada menos do que 112 toneladas de entulho. Fora a recuperação da mureta de pedra, de frente para o mar, como é o Mirante do Grumari.
- De lá a gente pode observar a direção do vento, o tamanho das ondas e, principalmente, a formação das ondas. Se elas estão próprias para o surf ou não. Antes até dava para ver o mar de lá, mas muito pouco - afirma Thiago Mariano sobre o Grumari.
O comerciante Renato de Oliveira, de 33 anos, concorda com Thiago.
- A gente passa aqui (na Estrada da Guanabara) para ir à praia, ao mercado. E antes era tudo mato. Hoje é um mirante-praça - diz.
O surfista Thiago Mariano no Mirante do Grumari
O surfista Thiago Mariano no Mirante do Grumari 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"