Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Momentos Criativos no Ginásio Experimental Carioca em Santa Cruz




Exposição de trabalhos artísticos e produção de diversos jogos com material reciclado marcam encerramento das atividades na Eletiva Brinquedoteca e aulas de Artes Plásticas do Professor Alexandro Gaudêncio, no Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação.

Quando chego ao Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel, tenho a impressão de que estou entrando em outra escola. Na recepção, alunos simpáticos e sorridentes, que fazem questão de cumprimentar-me e conduzir-me à direção.
Os diretores estão reunidos com a coordenadora pedagógica, tratando do planejamento da formatura das turmas do 9º ano, e sou conduzido à galeria onde se encontra a exposição que foi intitulada “Momentos Criativos – 10 Anos”.
O que chamo de galeria é um amplo espaço que fica no primeiro piso, e que provavelmente, já foi usado como sala de aula, mas a impressão que eu tenho é que se trata mesmo de uma galeria de arte, tal o bom gosto na organização e montagem. Tudo foi feito com extremo cuidado, desde a distribuição dos murais, até a colagem e afixação dos trabalhos produzidos pelos alunos. É obra de artista, e de profissional que se preocupa com os mínimos detalhes, mas, sobretudo, trabalha com dedicação e amor pelo que faz.
Ficou um espaço lindo, bem arejado, de fácil acessibilidade, e de ótima circulação para os visitantes que percorrem o circuito, conhecem cada um dos trabalhos, mas não ficam com vontade de sair dali.
 
Janaína, professora de Geografia (Humanidades), Alex Gaudêncio, professor de Artes e organizador da exposição "Momentos Criativos - 10 Anos" e Josiane Branco, de Inglês e da Eletiva de Inglês, do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel. Ao fundo, um dos murais com a seleção dos trabalhos feitos pelos alunos.

Converso com alunos e professores, e todos são unânimes nos elogios direcionados ao coordenador da exposição “Momentos Criativos – 10 Anos”, professor Alexandro F. Gaudêncio.
  Também concordo com os elogios de todos ao professor Alex, mas ele, na sua ilimitada modéstia, me envia um e-mail transferindo os aplausos para seus alunos.
  Escreveu o professor Alex:
“Claro que recebo os elogios com grande orgulho e satisfação, mas sempre que posso, faço questão de lembrar que os elogios devem ser mais direcionados aos “artistas” que durante o ano inteiro, ao meu lado, conseguiram produzir cada um daqueles belos trabalhos individuais que em conjunto se transformou naquela maravilha de exposição. Onde, além de alguns conteúdos específicos da disciplina de Artes, estamos a todo o momento buscando valorizar a expressividade de nossos alunos, a criatividade, a coordenação, a atenção, o aprimoramento técnico com o uso dos materiais, a valorização do trabalho de cada um deles e em alguns casos a interdisciplinaridade quando possível.”
O professor Alex dá aulas de Artes Plásticas para catorze turmas, do 7º ao 9º ano, e ainda encontra tempo para desenvolver uma das eletivas do Ginásio Experimental Carioca, denominada de Brinquedoteca, pois os alunos inscritos participam de oficinas diversas e até produzem brinquedos com material reciclado.
 
Professores Janaína e Alex Gaudêncio segurando conjutos de jogos produzidos pelos alunos na Eletiva Brinquedoteca, com material reciclável,  para serem doados às crianças de dois orfanatos localizados em Santa Cruz.

Alunos do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel visitando a exposição "Momentos Criativos - 10 Anos", organizada pelo professor de Artes Alex Gaudêncio.

Professora Josiane Branco (ao centro) com alguns dos seus alunos da Eletiva de Inglês, em visita à exposição "Momentos Criativos - 10 Anos".

No texto que escreveu para a apresentação da exposição de arte, o professor Alex relaciona todas as turmas com as quais trabalha, da 1701 até a 1705, da 1801 até a 1805 e da 1901 até a 1904, referindo-se aos 10 anos da exposição “Momentos Criativos” realizada na Escola Municipal Princesa Isabel, agora sob a forma de Ginásio Experimental Carioca – GEC.
Os visitantes chegam e saem da exposição “Momentos Criativos” com a nítida certeza de que estão vendo obras de arte, e o professor Alexandro Gaudêncio faz questão de enfatizar isso no seu texto de apresentação da mostra.
“Momentos esses em que procuramos sempre, através da valorização incansável, vencer as barreiras e os obstáculos que, por muitas vezes inibem a capacidade de criação e expressão. Essa superação, ou pelo menos a indicação de que estamos a caminho dessa superação, vem se materializando através desses trabalhos que não devem ser visto apenas como simples trabalhos escolares, mas sim como uma produção coletiva repleta de criatividade, dedicação, sensibilidade, imaginação e domínio técnico. Características essas que são inerentes a uma obra de arte.”
 
Ciências e Artes: Interdisciplinaridade no Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel.
Alunas Letícia e Valeska em visita à exposição "Momentos Criativos - 10 Anos"

A preocupação com a interdisciplinaridade é visível em todos os momentos, situações e nos trabalhos expostos. São relações estreitamente estabelecidas entre as Artes Plásticas e as Ciências, quando os alunos reproduziram, pintaram e caracterizaram desenhos de esqueletos humanos, estudando, conhecendo, destacando e colorindo cada osso do corpo humano, em reprodução ampliada de desenhos constantes do livro de Ciências, ou com a Matemática, nos estudos geométricos, a partir dos motivos retilíneos ou curvilíneos, traçando linhas curvas e retas, círculos, quadrados, retângulos e as inúmeras faces dos poliedros.
 Alex, em depoimento gravado especialmente para o Rioeduca destaca cada setor da exposição mostrando os estudos da policromia, formas geométricas, figurativismo, op art, pop art e outros temas que, segundo escreveu no desfecho da sua apresentação, são trabalhos que devem ser vistos “sem atribuir-lhes um juízo de valor (do tipo é feio ou bonito, ou do tipo gostei ou não gostei), mas sim procurar admirar essa capacidade criativa que o ser humano tem e que deve ser usada ou, ao menos, estimulada em prol de um futuro melhor. E que a Arte possa estar sempre ao nosso lado fazendo desse futuro um presente cada dia melhor...”, concluiu o professor Alex Gaudêncio.
Professor Alex Gaudêncio ao lado da  professora Mariza Alonso, coordenadora pedagógica do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel.

Professor Alex Gaudêncio ao lado da professora Angela, de Geografia, fazendo o teste de funcionamento de um dos jogos do "Vai-e-Vem", feitos pelos alunos para doação às crianças de dois orfanatos em Santa Cruz.
  
Professor Alex com um dos conjuntos de jogos de boliche, feitos com garrafas pet pintadas pelos alunos na Eletiva Brinquedoteca do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel, para doação às crianças de dois orfanatos localizados em Santa Cruz.

Alunos em companhia do professor Alex Gaudêncio visitando a exposição "Momentos Criativos"

Com relação à Eletiva Brinquedoteca, coordenada pelo professor Alex Gaudêncio com a colaboração da professora de Geografia Janaína, também do Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel, convém mencionar que os inscritos, em uma turma composta por 35 alunos, produziram conjuntos de jogos diversos como damas, dominó, jogo da velha, boliche, jogos da memória, vai-e-vem, todos confeccionados com material reciclável, como garrafas pet, caixas de fósforos, caixas de papelão, embalagens de isopor, tampas de garrafas entre outros, aliando as propostas de preservação ambiental e sustentabilidade, na busca pela interdisciplinaridade das Artes com a Matemática, com o estudo da língua inglesa, com a Geografia, artesanato e outras disciplinas, objetivando despertar a solidariedade, já que todos os brinquedos feitos pelos alunos serão doados a dois orfanatos da localidade dos Jesuítas, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
 
Além de talentoso, criativo e dedicado professor de Artes, Alex Gaudêncio também gosta de fotografar, possuindo um acervo de imagens fantásticas de diversos pontos do território brasileiro, já imaginando projetos futuros para uma eletiva de fotografia digital no Ginásio Experimental Carioca, exposição das suas fotos no Centro Cultural Municipal Dr. Antonio Nicolau Jorge e outros trabalhos para 2012 que possam dar continuidade ao foco da solidariedade.
Fonte: Rio Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"