Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Área verde de Guaratiba fara parte da Supertrilha, a maior em área urbana do mundo

Foto: Arte O Dia

Traçado terá mirantes e acesso a cachoeiras, passando por morros e florestas do Rio

Em 2016, será aberta a cariocas e turistas uma supertrilha ecológica de 250 km, de Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul. Será a maior trilha ecológica em área urbana do mundo.
A pé, o trajeto ao ar livre levará até 20 dias para ser percorrido, passando pelos principais parques da cidade, o Nacional da Tijuca e o Estadual da Pedra Branca. A área vai ter a a segurança reforçada com policiais militares e guardas-parque. Será referência nacional em ecoturismo, promete o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
O itinerário receberá a mesma sinalização e em trechos íngremes haverá degraus e corrimãos. Quarenta quilômetros da trilha da Tijuca já receberam marcações em árvores e pedras.

Até agora, 180 km foram traçados pelo Mosaico Carioca, entidade responsável pela Transcarioca, que une governos municipal, estadual e federal. Serão 130 km de eixo principal. O restante serão saídas que levarão a cachoeiras, mirantes e outras atrações. A expectativa do idealizador e atual gestor do Instituto Chico Mendes, Pedro da Cunha, é chegar a 2014 com 75 km concluídos.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) prepara guia de trilhas bilíngue. O material, com fotos, mapas, indicação de acessos e dicas ecológicas, será oferecido a visitantes do Parque Estadual da Pedra Branca (no Rio), Três Picos (Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Friburgo, Guapimirim e Silva Jardim) e Serra da Tiririca (Niterói e Maricá) a partir de 2014. Ficará no site do Inea para baixar.

Paralelamente, empresa foi contratada para mapear acessos e sugerir intervenções, como mirantes, em 24 trilhas dos três parques. Há dois meses, 37 profissionais estão espalhados por reservas estaduais levantando atrativos e áreas inexploradas. O objetivo é criar novos serviços, como guias
turísticos, restaurantes e lojas.

Em Teresópolis, no Vale da Revolta, será erguido complexo ecológico com camping, arvorismo, tirolesa, aluguel de bicicleta, alojamento, heliponto e restaurante. Em licitação para obras de R$ 10,5 milhões, o espaço deverá receber 100 mil pessoas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"