Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Zona Oeste recebe o 54º Espaço de Desenvolvimento Infantil

Nova unidade amplia em 275 o número de vagas para educação infantil na região
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira (24/01) o primeiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) de 2013, em Campo Grande. O EDI Professor Nestor Manoel Pinto, na Vila Rudicéia, é o 54º da Zona Oeste e o 9º do bairro, que receberá outras seis unidades até o fim do ano. Com este, o município passa a contar com um total de 101 EDIs e a prefeitura segue firme em sua meta de ampliar o atendimento em creche no Rio. Até o início do ano letivo, em 18 de fevereiro, serão inaugurados mais 16 EDIs na cidade. Até 2016, a meta é ampliar em 30 mil a oferta de vagas no ensino infantil.Após visitar as instalações do novo EDI – acompanhado da secretária municipal de Educação, Claudia Costin – o prefeito afirmou que investir na melhoria da educação carioca continua sendo uma das prioridades de seu governo. Segundo Paes, a marca dos próximos quatro anos será a ampliação do número de alunos em turno único:
- Nós realizamos uma enorme transformação na educação carioca e vamos continuar esse trabalho. Neste segundo mandato, teremos cerca de 35% dos alunos da rede tendo sete horas de aulas por dia. Para isso, vamos construir 300 unidades escolares. É um desafio enorme a ser cumprido, mas vamos mostrar que nós apostamos e acreditamos no futuro do Rio.
Claudia Costin destacou a importância de investir na educação para a primeira infância:
- Essa atenção fará diferença para o futuro de todas as crianças dessa cidade. Os EDIs não são só um lugar para a mãe deixar o seu filho e ir trabalhar tranquila. Esses alunos contam com um plano pedagógico desde os seis meses de idade e com professores extremamente qualificados. Cada unidade tem um fraldário de qualidade, um espaço aberto para que a criança possa ficar ao ar livre, além de brinquedos adequados. Que eles cheguem à idade adulta com valores e conteúdo na cabeça, prontos para serem cidadãos e profissionais.
O EDI Professor Nestor Manoel Pinto conta com nove salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, solário e sala de Primeiros Atendimentos (onde um agente de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e aos seus responsáveis).
Nos EDIs os alunos são estimulados a desenvolver a aprendizagem desde pequenos a partir, por exemplo, da convivência com os livros. O modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses. Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividade conta com um professor de Educação Infantil. Desde 2009, a Prefeitura do Rio criou 23.378 novas vagas em educação infantil, em 101 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.

Fonte: Prefeitua Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"