Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Prefeitura inaugura no Dia do Índio, o Museu de Idéias, em Santa Cruz

A Prefeitura do Rio inaugurou neste dia 19 de abril, em comemoração ao Dia do Índio, o Museu de Idéias, instalado na Cidade das Crianças, junto ao Planetário de Santa Cruz, na Zona Oeste. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Planetário e a Secretaria Municipal de Educação. Para estréia, o local vai receber a exposição Filhos do Sol, Filhos da Lua, o Céu e o Tempo para os Povos ativos das Américas, que contempla a cultura e tradição dos grupos indígenas.
A exposição, que está dividida em três áreas, aborda primeiramente os calendários, depois as Relações entre o Céu e a Terra e fecha com a referência à Etnoastronomia no Brasil. Esta última parte apresenta uma casa indígena estilizada, com destaque para cinco etnias: Guarani, Caiapó, Bororo, Desâna e Ticuna.
Nesse ambiente os visitantes poderão conhecer as constelações, os calendários e a utilização de orientações e simbolismos astronômicos desses grupos através de peças de artesanato.
O Museu de Idéias, que vai ser voltado para abordagem científica,receberá futuramente projetos e ex-posições para toda população, a fim de difundir a Astronomia e as Ciências Afins.

A exposição “Filhos do Sol, Filhos da Lua, o Céu e o Tempo para os Povos
Nativos das Américas”, que contempla a cultura e tradição dos grupos Indígenas é obra é da curadora e astrônoma da Fundação, Flavia Pedroza. O visitante poderá visitar e conhecer o Museu de Ideias aos sábados, gratuitamente.
O público conhecerá as três áreas da exposição. A primeira aborda os calendários, a segunda as Relações entre o Céu e a Terra e a terceira faz referência à Etnoastronomia no Brasil. A obra contempla a Astroarqueologia e Astronomia Cultural. Um primeiro espaço aborda os calendários e explica a importância do desenvolvimento da matemática para a elabora ção de métodos de contagem de tempo. Nessa área o público pode entrar e observar o Sol através de uma fenda no solstício de junho. A segunda área da exposição, denominada Relações entre o Céu e a Terra, mostra como as diferentes culturas americanas expressavam, através de suas construções e de sua arte, o que era visto no céu.
Já a terceira área da exposição é especialmente dedicada ao Brasil. Cenografada como uma casa indígena estilizada, foram escolhidas cinco etnias (Guarani, Caiapó, Bororo, Desâna e Ticuna) para apresentar suas constelações, seus calendários e a utilização de orientações e simbolismos astronômicos nas aldeias e no artesanato. O Museu de Ideias, que vai ser totalmente voltado para abordagem científica, receberá futuramente projetos e exposições para toda população da zona oeste, a fim de difundir a Astronomia e as Ciências Afins entre pessoas de todas as idades e oferecer lazer cultural de qualidade.
Visite o Planetário. É cultura. É ciência. É do Rio.

Serviço:
O Museu das Ideias fica na Cidade das Crianças Leonel Brizola – Rodovia Rio-Santos, Km 1, Santa Cruz. O espaço abre aos sábados, às 14h.
Para mais informações, 2274-0046,
www.planetariodorio.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"