Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Encontro da Inclusão na E. M. Profª Sonia Mota Molisani


Aproveitando a proximidade com o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani realiza encontro das mães com crianças portadoras de necessidades especiais.
 







Diretora Valéria (à direita, de blusa preta) com as mães e alunos especiais da Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani no encontro realizado no dia 4 de abril de 2013.

Na Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani não há nenhuma criança matriculada com a Síndrome de Down. Há, no entanto, outras que apresentam necessidade de cuidados especiais por razões diversas como hidrocefalia, múltiplas paralisias, suspeita de autismo, fissura labiopalatais, hiperatividade, entre outras.

Como todas as demais crianças, elas são especiais e precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção, de um acompanhamento diferenciado e, acima de tudo, de muito carinho.

Se depender da diretora Valéria, dos professores, dos funcionários, dos alunos e dos responsáveis, carinho é o que não vai faltar para as crianças especiais da Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani. Todos são muito amigos e solidários.

Para falar sobre as peculiaridades de cada criança e sobre o processo de inclusão na vida escolar, a diretora Valéria marcou um encontro especial que aconteceu no dia 4 de abril de 2013.

Compareceram ao encontro, além da diretora Valéria e da diretora adjunta Sandra, as seguintes mães e alunos: Jeane, responsável pela Maryanne; Aline, com a aluna Sara Helen; Ellen, com o filho Alexandre; Maria José, com o Kayque; Lucinéia, com a filha Bruna; Mirlene e Vitória; Andréa, com o filho João Vítor; Maria Rita e Dyana de Cássia e Maria, avó do Emerson Eduardo.

Como sempre faz em todos os encontros e reuniões realizados na Escola Professora Sonia Mota Molisani, a diretora Valéria, de forma muito simpática e receptiva, falou sobre a importância daquele momento. Principalmente para que as mães pudessem relatar ao Rioeduca suas experiências de acompanhamento das crianças na escola e também para apresentarem comentários que trouxessem algum tipo de contribuição para melhorar ainda mais o atendimento daqueles alunos.

Todas as mães presentes fizeram uso da palavra, umas para relatar os avanços observados no comportamento e aprendizado dos seus filhos e outras para reforçar os pedidos já feitos de melhorias nas solicitações, inclusive relacionados ao atendimento nos postos de saúde da região.

A diretora Valéria ressaltou o ótimo relacionamento com o Posto de Saúde Municipal Carlos Chagas, que fica no mesmo quarteirão onde se encontra a Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani. Lembrando que a parceria, que já acontece por vários anos, vem trazendo ótimos benefícios para as crianças que estão matriculadas na escola, incluindo os programas de saúde escolar e de saúde bucal.

Um dos pedidos feitos pelas mães à Secretaria Municipal de Educação, para melhorar o atendimento das crianças especiais, é da contratação temporária de estagiários que possam colaborar ajudando no atendimento às crianças em sala de aula.

Outra forma de melhorar o trabalho seria a utilização de tecnologias especiais para crianças com necessidades especiais, surgindo a sugestão de que os alunos pudessem receber tablets com softwares apropriados ao trabalho de inclusão.

Nas fotos acima, os participantes do encontro especial realizado na Escola Municipal Professora Sonia Mota Molisani no dia 4 de abril de 2013.
Mesmo reconhecendo que na realidade brasileira ainda são muitas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais, como a acessibilidade e a carência de tecnologias assistivas, as mães presentes ao encontro na Escola Professora Sonia Mota Molisani foram unânimes em reconhecer que, pelo menos naquela unidade escolar, a direção, professores e funcionários vêm trabalhando com muito carinho, entusiasmo e disposição para tornar real a política de inclusão educacional.

Fonte: RioEduca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"