Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Batalhão Escola de Engenharia, de Santa Cruz realiza demonstração com viatura anfíbia

No dia 2 de junho, o Batalhão Escola de Engenharia (BEsE), de Santa Cruz, realizou a demonstração, em terra e em meio aquático, da viatura M3. Fabricada por uma empresa alemã, a equipagem representa o que há de mais avançado em termos de transposição de rio obstáculo, podendo ser utilizada com portada ou ponte, pela união de diversos módulos, atuando não apenas em operações militares como também em apoio à Defesa Civil em caso de calamidades.

A montagem de uma ponte com 100 metros de comprimento pode levar de 15 a 25 minutos para uma tropa adestrada. A M3 tem capacidade de carga de 85 toneladas para viatura sobre lagarta e 132 toneladas para viatura sobre rodas. Mais módulos podem ser acrescidos formando pontes flutuantes de extensão variável. Na demonstração realizada no BEsE, dois módulos formaram uma portada. Devido à capacidade anfíbia e operação fora da estrada, a equipagem M3 pode, de uma forma rápida, deslocar-se para regiões de desastres e calamidades públicas. O Exército Brasileiro estuda a aquisição dessa viatura.

A versatilidade da M3 baseia-se no fato de ser uma viatura anfíbia, com velocidade de deslocamento em estrada como viatura de 80 km/h e autonomia de 750 km, acompanhando assim tropas blindadas, mecanizadas ou motorizadas. Para a navegação, a equipagem conta com dois hidrojatos, a exemplo do que ocorre com jetskis, evitando as desvantagens de hélices rotativas. Ela realiza deslocamentos frontais, laterais e faz giro de 360°, facilitando a manobra de carregamento e descarregamento, como demonstrado com uma viatura cascavel. A autonomia para navegação é de seis horas e meia, sendo previsto o recompletamento dos tanques de combustível ainda com ela montada enquanto ponte ou portada, caso seja necessário.
Fonte: Comando Militar do Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"