Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Centro de Proteção Animal em Guaratiba realiza atendimento clínico e cirurgias de esterilização

Espaço em Guaratiba abriga cerca de 700 animais vítimas de abandono e maus tratos


Instalado na Fazenda Modelo, em Guaratiba, o Centro de Proteção Animal oferece serviços veterinários e de apoio aos animais do município, em uma área de 13 mil metros quadrados. Organizado em cinco unidades administrativas (Administração, Centro Clínico e Cirúrgico, e os Centros de Manejo de cães, gatos e equinos), o espaço abriga atualmente 320 cães, 324 gatos e 10 equinos, além de 19 galos de briga apreendidos em operações de fiscalização. Por esse motivo, é procurado diariamente por dezenas de pessoas interessadas em adotar um animal de estimação. Além disso, conta com consultórios equipados para atendimento clínico e cirurgias de esterilização, ambos gratuitos (exceto as consultas oftalmológicas e ortopédicas).


Para abrigar os animais, o Centro de Manejo de Cães conta com 25 boxes internos e 25 boxes com solário e parte interna. Já o gatil possui, além dos abrigos, uma área de isolamento para filhotes em tratamento. Para os equinos, o local oferece oito piquetes (quatro grandes e quatro pequenos), local para atendimento clínico, aplicação de medicamentos e sala para a manipulação dos equinos, além de capineira e depósito de feno e ração.



O secretário especial de Promoção e Defesa dos Animais, Claudio Cavalcanti, vistoriou as instalações do Centro na semana passada e disse que o local está sendo reformulado e passará por uma reforma.


- O que mais importa para mim são os animais, comigo só trabalha quem gosta de bicho e os trata bem. Além disso, algumas instalações, como os gatis, estão precisando de reforma e serão recuperadas em breve. Possuímos uma ouvidoria no Centro Administrativo São Sebastião, que constantemente recebe denúncias de maus tratos e abandono, e deslocamos veterinários para atender às ocorrências. Dependendo do caso, uns são atendidos no local e outros, mais graves, são trazidos para a Fazenda Modelo - afirmou, acrescentando que os animais recebidos na Fazenda Modelo passam por um período de quarentena e ficam afastados dos demais. Ao receberem alta, são esterilizados e encaminhados para adoção através do projeto “Adotar é o Bicho”, que percorre vários bairros da cidade, como no próprio Centro de Proteção.


As esterilizações de cães e gatos são realizadas no Centro Clínico e Cirúrgico (CECLIN) por uma equipe composta por 23 veterinários, que se divide em turnos de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. Adotado pela professora Mônica Dias Belo, o cãozinho Chico passou recentemente pelo procedimento. Sua dona, moradora da Tijuca, fez questão de ressaltar a qualidade do atendimento oferecido no Centro de Proteção:

- O atendimento é realmente muito bom e sempre indico o local aos meus amigos. Conheci a Fazenda Modelo há cerca de cinco anos e posso dizer que vale a pena trazer os nossos animais para cá, com a certeza de que serão muito bem cuidados.


A protetora Fidelina de Souza, 63 anos, costuma levar os animais de seus vizinhos, parentes e amigos para a Fazenda Modelo para que sejam submetidos à esterilização.

- Os veterinários realizam um trabalho maravilhoso. Apesar da quantidade de animais que trago, sempre fui muito bem atendida. Todos os animais que trouxe e que passaram pelo procedimento de esterilização estão perfeitamente saudáveis hoje - disse Fidelina, que parou de trabalhar para se dedicar à proteção animal.
Para os interessados em adotar os animais abrigados no Centro de Proteção Animal, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência, além de passar por entrevista com um veterinário, a fim de se esclarecer dúvidas quanto aos cuidados com o animal, como datas e tipo e vacinação, alimentação adequada e tratamento de doenças.


As denúncias de maus tratos e abandono devem ser feitas à Central de Atendimento 1746. A SEPDA disponibiliza ainda o e-mail sepda@pcrj.rj.gov.br para mais informações sobre o Centro de Proteção Animal, em Guaratiba, e sobre o processo de cadastramento de um animal para a esterilização gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"