Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

FAETEC prorroga inscrições até 07 de junho

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, prorrogou as inscrições para o processo seletivo dos cursos Técnicos de Nível Médio e Tecnólogos (Nível Superior), até 7 de junho. Os interessados em participar podem concorrer às 3.663 oportunidades através do cadastro no site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br).


Vale destacar que as inscrições para as 360 vagas oferecidas para Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja) e as 30 oportunidades do curso de Arte Dramática na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, seguem até 23h59 desta segunda-feira, 27 de maio.

As oportunidades são voltadas para os diversos setores da economia do Estado, sendo mais da metade das vagas voltada para os cursos Técnicos de grande procura no mercado, como Edificações, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

Por apresentarem conteúdo mais prático e também pela curta duração (de um ano e meio aproximadamente), os cursos Técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho. Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o trabalho desenvolvido pela Faetec tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada em todos os níveis, gratuitamente.
– O jovem de hoje não tem tempo a perder e os cursos da Faetec cumprem o papel de garantir a formação gratuita e de qualidade em um curto espaço de tempo – explica o secretário.

Já o presidente da Fundação, Celso Pansera, destaca a grande procura pelos cursos oferecidos pela Fundação e enfatiza a atenção com o calendário do processo seletivo.

– É importante destacar também que as inscrições seguem até 7 de junho, mas o grande número de inscritos comprovam que a Fundação vem cumprindo o seu papel de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade – observa o presidente.

A modalidade Subsequente, que é para quem já concluiu o Ensino Médio e retorna para fazer apenas o Técnico, traz 2.960 oportunidades. Já a Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Técnico na Faetec, é oferecida somente no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Paracambi, com 30 vagas em Informática.

Há, ainda, as Especializações em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho, que somam 105 oportunidades.

Para aqueles que desejam fazer o Ensino Superior, são 608 vagas nos seguintes cursos Tecnólogos: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Sistemas de Informação, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística, Gestão Ambiental e Pedagogia. Esses são oferecidos nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.

Faetec Digital: Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para o cadastro. A taxa de inscrição será cobrada para todos os cursos, exceto os do Proeja. Ao término do cadastro, será emitido um boleto de R$ 33,90, cujo valor pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

Processo seletivo: A disputa será decidida por meio de provas objetivas, no dia 23 de junho (domingo). Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos e/ou Redação, a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, o raciocínio intuitivo, e as estratégias para a resolução de problemas.

As únicas exceções são para aqueles que estiverem concorrendo às oportunidades do Proeja e da ETET Martins Pena. O sorteio das vagas do Proeja está marcado para 15 de junho. Já os candidatos da Martins Pena realizarão o teste de habilidade específica nos dias 22 e 23 do mesmo mês, sábado e domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"