Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

II Sarau Pedra Pura Poesia, em Guaratiba

No próximo dia 8 de junho, ocorrerá o II Sarau Pedra Pura Poesia, no Atelier Mulheres de Pedra, situado a Rua Saião Lobato, Nr 138 - Pedra de Guaratiba.
O evento tem como finalidade buscar o fortalecimento e a descentralização do circuito cultural carioca.  Haverá no local exposições de artes plásticas, apresentação de músicos e de poesia.
Que Sarau Pedra Pura Poesia, é uma reunião poética, sonora e criativa atividade que acontece no Atêlier Mulheres de Pedra. O evento integra música, poesia, artes plásticas e visuais, buscando contribuir, fortalecer e descentralizar o Circuito Cultural Carioca.

As Mulheres de Pedra existem há mais de dez anos, uma iniciativa nascida de uma idéia de Dora Romana, artista plástica póstuma, e da energia coletiva de diferentes mulheres. Nestes últimos 11 anos elas entrelaçaram o artístico, o social, o ambiental, o político e costuraram através das mais diversas atividades narrativas sobre suas idéias e suas visões de mundo.
O grupo reúne um capital humano sem precedentes, artistas plásticas, teatrólogas, professoras, cantoras, artesãs, donas de casa, costureiras, paisagistas, cozinheiras... E no desejo de explorar esse potencial em benefício do grupo, e da comunidade de Pedra de Guaratiba, elas contam suas histórias e visões de mundo através das Colchas de retalho temáticas.
A identidade de Mulheres de Pedra se constrói, se transforma, se adapta. E a ‘Colcha de Retalhos’, ou painel artístico, tornou-se a obra que identifica por excelência as travessuras deste grupo com estilo próprio. Cada mulher um pedaço, ou um ‘retalho’, cada pedaço uma técnica, uma expressão, um sentimento, uma informação.
Sentimentos alinhavados cuidadosamente ao redor de uma brincadeira muito séria, e também aos sorrisos e lágrimas derramadas, além de reflexões e aprendizados, uma poesia ocupa cada pedaço da Colcha de retalhos, refletindo os anseios e alegrias das Mulheres de Pedra...
O trabalho de Mulheres de Pedra é desenvolvido no bairro de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pedra de Guaratiba, antiga aldeia de pescadores, tem sido fortemente agredido pela poluição da Baía de Sepetiba e pelo pouco acesso a bens culturais na região. Uma região pecuária de características pacatas torna-se pouco a pouco uma região precária, realidade na qual pescadores e profissões derivadas da pesca vão pouco a pouco desaparecendo.
A comunidade de aproximadamente 9.693 habitantes distribuída numa área territorial de 363,69 hectares1 cresce aceleradamente com a migração de pessoas que buscam uma moradia a custo acessível num bairro do Rio de Janeiro calmo e agradável. Porém esse crescimento denota de mudanças nas características tradicionais da localidade, a calma e a serenidade correm risco. E também corre risco o ambiente bucólico de características aquiteturais simples.
No bairro de Pedra de Guaratiba não existem salas de concerto, de cinema ou de teatro, e são escassas as estruturas de serviços culturais à disposição da população. Mulheres de Pedra mantém há 11 anos um espaço aberto à cultura e a arte, o Atelier Massas com Artes um local que abriga os encontros de Mulheres de Pedra, eventos, cursos e oficinas, shows e exposições, e também a costura, com compromisso sócio-ambiental.

CONVIDADOS:

AUTORES:
Marisa Vieira
Monique Nixx

MONÓLOGO:
Atriz Nilda Andrade apresentando a esquete "Mulher de Pedra".

MÚSICA:
Pitaco Musical compondo o Set List do evento
Samba Jongo ao vivo com Ana Magalhães e Daiane Ramos

Teremos microfones abertos para a sua manifestação criativa.

Traga seu som, sua poesia, sua intervenção e compartilhe!

O espaço é todo nosso!!!

Apresentação: Monique Rocco

Atelier Mulheres de Pedra
Rua Saião Lobato, 138, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro,

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (21) 2117-7735 e/ou 7964-3867, ou ainda pelo perfil https://www.facebook.com/MulheresDePedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"