Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Motoristas protestam contra a proibição de vans, na Zona Oeste, e prometem acampar na prefeitura

Uma manifestação de motoristas de vans ocupava uma faixa da Avenida das Américas, na altura do Mato Alto, sentido Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, por volta de 8h35 desta segunda-feira (27). Por volta de 10h18, os manifestantes protestavam em frente à estação do BRT Mato Alto. Às 11h20, a faixa da via foi liberada e o grupo seguia de van para a prefeitura, na Zona Portuária.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, por volta do mesmo horário o trânsito era intenso na via. De acordo com Ricardo Douglas Valadares, representante dos condutores de vans, o protesto é contra a proibição do transporte alternativo em vários pontos da cidade. Em coro, os profissionais da categoria utilizavam nariz de palhaço e faixas com a frase "queremos trabalhar".
"O prefeito permitiu que nós fizéssemos as vistorias dos veículos e, agora que fizemos, está nos impedindo de circular. Está deixando a população sem transporte e a gente sem poder trabalhar. São mais de 23 mil famílias que ficarão sem renda a partir de hoje. Infelizmente a gente não tem como levar alimento para as nossas famílias", declarou Valadares.
Sandro Carreta, que trabalha como motorista de van há 11 anos, disse que é uma covardia a decisão do prefeito. "A van é o meu único sustento. A gente está reivindicando, nós queremos trabalhar. Ele vai deixar muita gente desempregada".
http://www.oesteemfoco.com.br/images/Vana2.jpg
Carlos Augusto Rodrigues trabalha com vans há 16 anos. "Eles não deram o direito a todos as pessoas que são legalizadas de trabalhar. Muita gente que apresentou todos os documentos não conseguiu entrar. O esquema deles era para realmente acabar com o transporte. Eles estão fazendo apenas os itinerários pequenos, que não tem ninguém", afirmou.
O representante dos motoristas de vans informou ainda que os manifestantes vão acampar em frente à Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Os motoristas vão se reunir esta semana para decidir que dia isso acontecerá."Nós vamos acampar na prefeitura por tempo indeterminado. Porque estamos esperando uma posição do prefeito. Ele tem que conversar conosco", completou.
Valadares declarou ainda que eles estão organizando um "SOS transporte alternativo", para pedir a ajuda a população. "Vamos pedir doação de roupas, sapatos e chinelos. Tudo que possa ajudar as famílias que vão ficar sem renda", acrescentou.
Desde sábado (25), vans estão proibidas de circular em mais seis bairros da Zona Sul do Rio, além dos 11 da região em que já havia proibição: Laranjeiras, Cosme Velho, Glória, Catete, Flamengo e Largo do Machado. Nesta segunda-feira (27), a cidade terá o seu primeiro teste em dia útil com as novas regras.
Equipes de fiscalização da prefeitura cumpriram no sábado (25) o decreto que proibiu a circulação de vans. Para que não falte transporte público, a prefeitura pediu aumento no número de ônibus nas ruas. Ao todo, 36 pontos de bloqueio foram montados em diversos pontos da cidade para garantir o cumprimento da norma. Nenhuma van foi apreendida.
Fonte: Oeste em Foco| G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"