Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

MP-RJ pede a transferência de pacientes da Clínica Psiquiátrica Santa Edwiges, em Sepetiba

 O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) anunciou nesta sexta-feira que irá cobrar do governo do Estado e da prefeitura da capital fluminense a transferência imediata de 11 pacientes que ainda estão internados na Clínica Psiquiátrica Santa Edwiges, em Sepetiba, zona oeste da cidade.

O MP pedirá que eles sejam levados para residenciais terapêuticos ou unidades psiquiátricas municipais, até que seja possível desinstitucionalizá-los. A iniciativa surgiu após uma inspeção, realizada na quarta-feira, 29 de maio, que levantou a situação da unidade.

Segundo a promotora Anabelle Macedo Silva, “a clínica é uma verdadeira masmorra medieval contemporânea, onde as janelas não têm sequer vidros, as portas sem fechaduras são trancadas com cordas e os internos não têm o mínimo de atendimento de saúde garantido”. Também participaram da inspeção os peritos psiquiatras José de Mattos e Clarice Rinaldi.

Em setembro de 2012, 136 pacientes da Clínica das Amendoeiras, em Jacarepaguá, também na zona oeste, haviam sido flagrados pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Capital em situação parecida.

Por conta das condições dessa unidade, o MP fluminense pediu seu fechamento, determinado pela Justiça.

 Secretarias realizam reunião
Membros das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Habitação, além da secretaria de Estado de Saúde, realizaram uma reunião nesta sexta-feira para tratar sobre o monitoramento dos processos de desinstitucionalização dos pacientes psiquiátricos internados no município do Rio de Janeiro.


Também participou do encontro o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"