Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Polícia faz Exumação do corpo de morto em operação na favela do Rola, Santa Cruz.

Juiz declara que Polícia Civil do Rio esconde do Judiciário imagens de operações onde há mortes

Exumação do corpo de Ewerton Luiz da Cruz Neves, no cemitério de Santa Cruz. Ele foi um dos cinco mortos na operação da Polícia Civil
Exumação do corpo de Ewerton Luiz da Cruz Neves, no cemitério de Santa Cruz. Ele foi um dos cinco mortos na operação da Polícia Civil

O juiz Fábio Uchôa, da 1ª Vara Criminal da Capital, criticou ontem a Polícia Civil por esconder do Judiciário, nas palavras dele, vídeos produzidos em operações policiais. Responsável por autorizar a exumação feita ontem nos corpos de dois mortos na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste, o juiz só viu o vídeo da operação no Extra Online. As imagens mostram corpos sendo removidos do local das mortes.
— Se as operações são filmadas, por que a polícia esconde essas imagens do Judiciário? Elas poderiam acompanhar inquéritos de autos de resistência — disse o magistrado.
Ele lamenta a motivação do vazamento das imagens, atribuída pela própria polícia a uma briga interna:
— Se não fosse isso, seria mais um dos procedimentos que vão para o arquivo sob a suposta legalidade de atuação da polícia.

Um dos corpos é carregado pelos policiais num lençol vermelho
Um dos corpos é carregado pelos policiais num lençol vermelho 
A Corregedoria Interna da Polícia Civil concluiu, à tarde, a exumação de dois mortos no Rola. Os corpos de Ewerton Luiz da Cruz Neves, enterrado no cemitério de Santa Cruz, e Douglas Vinícius da Silva, sepultado no cemitério de Irajá, foram levados ao IML. A necropsia será nos próximos dias.
Em nota, a Polícia Civil disse que as imagens eram utilizadas para análise e aprimoramento das ações. Desde a chegada da aeronave à instituição, em 2010, não havia protocolo para utilização das imagens coletadas nas operações. De acordo com a nota, em 13 de maio, dois dias após o EXTRA divulgar o vídeo, a delegada Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, anunciou a criação de uma comissão que vai estabelecer protocolos e diretrizes para a captação de imagens. O conselho será composto por membros da Subchefia Operacional e outros departamentos da instituição.

Policiais filmaram operação na Favela do Rola, em 16 de agosto de 2012
Policiais filmaram operação na Favela do Rola, em 16 de agosto de 2012
 
A diarista Marli da Cruz, mãe de Ewerton, disse não ter sido informada da exumação:
— Só fiquei sabendo pela imprensa. Até agora, ninguém entrou em contato comigo. A polícia não me procurou em momento algum.
Marli afirmou não ter visto o vídeo da operação.
— Preferi não ver. Até hoje, não me recuperei. Nunca pensei que fosse passar por uma situação dessas. O meu filho estava sempre na minha casa... Ele tinha acabado de fazer 23 anos, era casado e tinha uma filha pequena, que fará 2 anos agora em julho — contou ela.
Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"