Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Santa Cruz tem 3 entre as 10 escolas melhores colocadas no IDE-Rio 2012

Resultados do IDE-Rio 2012 mostram avanço da educação, 62% das unidades municipais avaliadas melhoraram o desempenho com relação a 2011

Das 961 escolas da rede municipal de ensino avaliadas no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE-Rio) de 2012, 62% (596) melhoraram seu desempenho em comparação ao ano anterior. Desse total, 430 atingiram as metas de melhoria do ensino estabelecidas e receberão o Prêmio Anual de Desempenho. O IDE-Rio foi lançado em maio de 2009, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, uma avaliação externa aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos do 3º e 7º anos.



Em 2012, O IDE-Rio foi de 4,9 para os Anos Iniciais (1º ao 5º anos) e de 4,5 para os Anos Finais (6º ao 9º anos), enquanto que em 2011 a taxa foi de 4,6 e de 4,5, respectivamente. Nas Escolas do Amanhã os índices aumentaram de 4,2 (2011) para 4,6 (2012) para os Anos Iniciais e de 4,1 (2011) para 4,2 (2012) para os Anos Finais. No Ginásio Experimental Carioca (6º ao 9º anos), a marca foi de 5,3 em 2012 e 5,2 em 2011.



Na avaliação dos Anos Iniciais, das dez escolas com melhores notas na cidade, seis são da Zona Oeste (três em Santa Cruz, uma na Barra da Tijuca, uma Curicica e uma em Padre Miguel), três da Zona Norte (duas na Pavuna e uma em Ricardo de Albuquerque) e uma em São Cristóvão, região central do Rio.  As melhores dos Anos Finais também estão localizadas, em sua maioria, na Zona Oeste.




Os resultados revelam ainda a elevação da qualidade do ensino e do desempenho de alunos em escolas situadas em regiões conflagradas (áreas de risco ou pacificadas) da cidade. Das 150 Escolas do Amanhã avaliadas no IDE-Rio 2012, 79 unidades (53% do total) atingiram as metas e também serão premiadas.



O IDE-Rio possibilitará que o pagamento do Prêmio de Desempenho seja feito anualmente, uma vez que o IDEB é medido a cada dois anos. O prêmio - equivalente a um salário - deverá ser pago a todos os servidores das escolas que atingiram as metas do IDE-Rio 2012. Para os profissionais que trabalham nas Escolas do Amanhã, o prêmio corresponde a um salário acrescido de 50%.



As escolas que não tiveram bom resultado serão monitoradas pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de recuperar e melhorar o seu desempenho, além das ações já previstas para a toda a rede municipal, como um programa forte e contínuo de reforço escolar para corrigir os déficits de aprendizagem.



Entre as ações da Prefeitura do Rio para melhorar o desempenho na rede municipal estão o fim da aprovação automática; o início da implantação de programas como o Ginásio Experimental Carioca (GEC), que atende alunos do 7º ao 9º Ano em horário integral, com mais tempo de aulas de português, matemática, ciências e inglês; a Educopédia, que oferece aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática; e a implantação do Turno Único, com sete ou oito horas de aulas, e que vai alcançar 35% dos alunos ao final de 2016.


Fonte: Prefeitura Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"