Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Santa Cruz um dos pilares da museologia no Brasil


 
 

Foi no ano de 2004, em resposta ao  democrático  processo  de consulta do DEMU/IPHAN que o NOPH- Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica  e o Ecomuseu  do Quarteirão Cultural do Matadouro começaram  se mobilizar em Santa Cruz, ao observar que os processos museológicos comunitários ainda  não estavam representativamente contemplados  na proposta de criação  do  Conselho Gestor  do SBM – Sistema Brasileiro de Museus.


Após uma pesquisa com inúmeros museólogos e  gestores de museus em diferentes partes do Brasil e sua conseqüente concordância,  uma Carta  ao IPHAN  foi enviada com  os comentários  solicitados e atendida com a inclusão de uma vaga, assento e voz de uma entidade de âmbito nacional  que congregasse os interesses  dos processos museológicos comunitários, o que demonstrou a sensibilidade  e o propósito de inclusão dos ecomuseus, museus comunitários e processos similares no Sistema a ser criado.


A conquista dessa vaga abriu um amplo campo de participações  cada vez mais intensas desses projetos,  alguns já consolidados, outros em gestação, até que no III EIEMC – III Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários/ X Atelier Internacional do MINOM, em setembro de 2004, em Santa Cruz, Rio de Janeiro, realiza-se a Assembléia Geral Extraordinária , divulgada no programa do evento, que fundou a ABREMC – Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários e designou uma Comissão de 10 membros para discutir  o Estatuto da nova organização. Estavam lançadas as bases da ABREMC.

Durante dois anos, 2005  e 2006, o Estatuto foi construído, a partir de um esboço apresentado  pelo NOPH, enriquecido  com contribuições  de museólogos, pedagogos e outros profissionais de museus  e  de áreas afins , os quais, em uma lista de discussão virtual, chegaram ao  texto final que foi aprovado na AGO de 31 de maio de 2006. Nessa mesma AGO, foi eleita  a 1ª. Diretoria da ABREMC, para a gestão 2006/2009.
Historicamente, portanto, a partir desses movimentos, a ABREMC  passou a  participar das reuniões do Conselho Gestor do SBM , na vaga dos Ecomuseus e Museus Comunitários, através dos  delegados Odalice Miranda Priosti (membro titular desde sua criação) e Patrícia Maria Berg de Oliveira Trindade (suplente), tendo participado, entre muitas ações,  da elaboração do Estatuto dos Museus, configurando-se como a representação de  uma rede de  processos museológicos comunitários  no âmbito da museologia  brasileira.

DIRETORIA - Gestão 2013/2016

Presidente: Maria Terezinha Resende Martins - Ecomuseu da Amazônia - PA Vice-Presidente: Yara Mattos - Ecomuseu da Serra de Ouro Preto - MG Secretária: Odalice Miranda Priosti - Ecomuseu Comunitário de Santa Cruz - RJ Tesoureiro: Bianca Wild - Ecomuseu de Sepetiba -RJ Diretor de Comunicação: Nádia Almeida - Ecomuseu de Maranguape - CE

CONSELHO FISCAL Gestão 2013/2015
- Giane Vargas Escobar - Museu Treze de Maio - Santa Maria - RS
- Ivan Coelho de Sá – UNIRIO -RJ
- Luiz Antônio de Oliveira- Museu da Maré - RJ
- Maria Angela Savastano- Museu Vivo do Folclore/ Ecomuseu dos Campos de S. José – SP
- Maria Emília Medeiros de Souza - Ecomuseu de Itaipu - PR

CONSELHO CONSULTIVO:
- Hugues de Varine - França
- Maria Célia Teixeira Moura Santos - BA
- Maria de Lourdes Parreiras Horta - RJ

SUPLÊNCIA
SUPLENTES ( Diretoria):

- Cláudia Feijó - M C. da Lomba do Pinheiro - POA-RS-; Márcia Souza - Museu de Favela MUF - RJ; Valda de Oliveira Fagundes – Blumenau - Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes - SC; Vinícius de Araújo
Pacheco - Ecomuseu da Amazônia-PA ;Walter Vieira Priosti - Ecomuseu de Santa Cruz - RJ

SUPLENTES ( Conselho Fiscal):
Antônio Marcos Passos de
Oliveira - BA; Dayse Aderne - RJ; Eráclito Pereira -Viés Cultural -SC ; Flávia Munholi Diamante - Ecomuseu dos Campos de
São José - SP; Jorge Abrunhosa - Ecomuseu de Maranguape - CE;

SUPLENTES (Conselho Consultivo):
Davidson Panis Kaseker- SP; Teresa Morales - México ; Zita Possamai -RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"