Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

10ª CRE, realiza Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM), em Santa Cruz

No dia 28 de junho ocorreu no Teatro da Cidade das Crianças Leonel Brizola, na 10ª CRE, o Festival da Canção das Escolas Municipais (FECEM), que contou com a participação de dez Unidades Escolares, envolvendo alunos e professores.

 

Ornamentação do FECEM da 10ª CRE

O FECEM é um Projeto da Secretaria Municipal de Educação (SME) que acontece há 25 anos com o objetivo de mostrar as atividades musicais que são desenvolvidas pelos professores e alunos das Unidades da Rede Municipal de Ensino. Reconhece, assim, a escola como um espaço de criação musical que proporciona uma experiência artística cultural.

O Teatro teve a plateia ornamentada com notas musicais e capas de discos de vinil de alguns dos nomes mais conhecidos da nossa música popular brasileira. A atmosfera de “discoteca” proporcionou um ambiente diferenciado e chamou a atenção de todos que na plateia sentavam para assistir às apresentações.
  
 
Palco do FECEM da 10ª CRE.

Como regulamento, as Unidades podiam participar com composições individuais ou em grupos de cinco componentes, em que o professor poderia participar estimulando os alunos nas fases de criação e apresentação musical. As inscrições foram organizadas pela Gerência de Educação (GED).

O Júri foi composto por cinco jurados, sendo dois representativos da música popular e/ou erudita, um professor de Música , um professor de Língua Portuguesa e, no mínimo, um representante da E/SUBE/CED – Extensividade, que estará presente nas regionais das E/CREs.

Os jurados tinham a missão de assistir às doze apresentações e avaliar critérios de melodia, letra, harmonia, interpretação e afinações vocal e instrumental. As canções foram compostas por temas livres.
 
As Unidades Escolares participaram com grupos de alunos de todos os segmentos, sendo as escolas ordenadas por sorteio. São elas:
  • E. M. Liberdade (Sempre ao seu lado e Ao meu lado);
  • E. M. Myrthes Wenzel (A nossa realidade); 
  • E. M. Professor Castilho (Indecisão);  
  • E. M. República Árabe da Síria (Coração Apaixonado); 
  • E. M. Emiliano Galdino (Hoje);  
  • E. M. Leocádia Torres (Gente diferente);
  • E. M. Manoel Porto Filho (Rap cultural e Sonhos Perdidos); 
  • E. M. Princesa Isabel (Pimeiro amor); 
  • E. M. Deborah Mendes de Moraes (Prisioneiro ou livre?);
  • CIEP Roberto Morena (Os Maias me enganaram).
 
  
Alunos participantes do FECEM da 10ª CRE.
 
O Festival foi apresentado pelos Professores Alexandre Rodrigues (Assistente da Gerência de Educação e Músico) e Tamiris Carvalho (Professora de Inglês da Rede), que conduziram o espetáculo com muita alegria e interação com a plateia. As Unidades Escolares participantes lotaram o Teatro com torcidas e, a cada apresentação, paravam para assistir, aplaudir e dançar.
 
 
Professores Alexandre Rodrigues e Tamiris Carvalho apresentando o FECEM da 10ª CRE.
 
Antes de cada apresentação, os Professores Alexandre e Tamiris liam para a plateia o “release” das músicas, ou seja, liam a história daquela composição... Quem foi o autor, os motivos da inspiração para a composição e o resumo da letra a ser apresentada.

Após as apresentações, os Jurados se reuniram para eleger a apresentação que mais alcançou os critérios de avaliação estipulados pelo Festival. Enquanto os jurados decidiam, os professores que coordenaram esses trabalhos nas escolas se juntaram e fizeram uma apresentação de cerca de quarenta minutos para a plateia, com sucessos da nossa música popular brasileira.

Ao retorno dos Jurados, um representante de cada Unidade Escolar foi chamado ao palco acompanhado de um aluno para receber um troféu em homenagem à participação no XXV Festival da Canção, em que foi ressaltada a importância do evento, independentemente do resultado, visto que o mesmo só foi possível devido ao trabalho que é desenvolvido diariamente nas escolas, pela Direção, pelos professores e pelos alunos.
 
 
Premiação E. M. Emiliano Galdino.
 
Todos os representantes foram aplaudidos e cumprimentados pelos apresentadores do evento que, ao final da entrega dos Troféus de participação, anunciaram a canção que mais correspondeu aos critérios do Festival, naquela manhã... A premiada foi a Escola Municipal Emiliano Galdino com a canção “Hoje”, tendo como orientador o Professor Wilson Simonal.
 
Suelen Corrêa
é professora da rede municipal
e representante do Rioeduca da 10ªCRE
 
suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29
Fonte: Rio Educa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"