Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Movimento S.O.S CMS Ruy da Costa Leite consegue ser ouvido por autoridades municipais


No dia 23 de Julho de 2013, foi realizada a 1ª Reunião do S.O.S. CMS Ruy da Costa Leite (Antigo Posto de Saúde da Comunidade do Rolas), no Salão de Festas do Bloco 1B, do Parque Residencial Santa Cruz (Prédios Amarelos), Rua Felipe Cardoso, Nr 2777, em Santa Cruz.
A reunião teve como objetivo apresentar a Prefeitura do Rio de Janeiro, a insatisfação com a situação do CMS Ruy da Costa Leite, fechou suas portas em 2010, por conta da falta de segurança na comunidade, deixando cerca de 30.000 mil moradores, sem acesso aos serviços de saúde que o mesmo prestava.
A Prefeitura foi representada pelo Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, que prestou alguns esclarecimento aos moradores, lideranças comunitárias e interessados na manutenção da unidade de saúde.
Nessa oportunidade a comissão do S.O.S CMS Ruy da Costa Leite, composta por integrantes da Associação de Moradores da Comunidade do Rollas, Lideranças dos Prédios Amarelos, organizações não-governamentais, com o apoio do Conselho de Segurança Comunitário e do Conselho Distrital de Saúde passou as mãos do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, ata da reunião com cerca de 800 assinaturas colhidas somente para essa reunião. Os líderes integrantes do movimento S.O.S. CMS Ruy da Costa Leite e voluntários continuam o trabalho de captação de assinaturas para legitimar a vontade da população.
O Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, comprometeu-se pessoalmente de levar as reevendicações para o Prefeito Eduardo Paes, Secretário da Casa Civil e ao próprio Secretário de Saúde, com o intuito que a decisão de extinção do CMS Ruy da Costa Leite, seja reavaliada e que se "Deus quiser", a população seja atendida na sua assistência essencial a vida, o direito a saúde, o que não está ocorrendo na região.
As comunidades comunidades dos Prédio Brancos, Prédios Amarelos, Rollas e Jardim Santa Cruz e adjacências, que juntas são a segunda maior população das sub-regiões do bairro de Santa Cruz, estão totalmente desamparados, antes sem segurança agora sem saúde.
Outro fato lamentável foi o não comparecimento de quem deveria estar envolvido no assunto os Coordenadores da Área Programática de Saúde 5.3 (CAP 5.3), os Coordenadores do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, o OTICS, de Santa Cruz e dos próprios Gerentes do CMS Ruy da Costa Leite, que mais uma vez não se envolveram com os problemas da comunidade e não se fizeram presentes na reunião, mesmos sendo convidados.
Moradores das comunidades presentes a reunião se disseram chateados com o não comparecimento dos autoridades gestoras da saúde na região e relataram que as mesmas autoridades fizeram abaixo-assinado para fechar o CMS Ruy da Costa Leite, com a alegação que fariam uma Clínica da família, o que não ocorreu até do dia de hoje.








O Movimento SOS CMS Ruy da Costa Leite, continua fazendo seu abaixo-assinado on-line para reivindicar ao Ministro da Saúde e ao Secretário Municipal de Saúde a reavaliação da situação e o deferimento do pleito.
Esta semana serão feitas diligências para que na próxima reunião possamos apresentar aos participantes dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para comprovar o universo de pessoas e famílias cadastradas na região, a outros órgão a fim de mostrar a ação proposta ao Ministério Público para a não desativação da do CMS Ruy da Costa Leite, a Secretaria Nacional de Atenção a Saúde, para apresentar o relatório do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, com todas as informações da unidade desde seius quadros até seus equipamentos previstos no Sistema Único de Saúde (SUS), e a Controladoria Geral do Município, que tem como funções principais exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial das entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, razoabilidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas e por fim a cópia Emenda Aditiva Nr 4479 de 12/12/2012, de autoria do Vereador Elton Babú, através da Ação 1887 - CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO E REFORMA DE UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, com o Objetivo específico: CONSTRUIR E/OU REFORMAR MÓDULOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Com Indicação de implantar Clínica Saúde Família na Comunidade do Rollas, Santa Cruz e a Justificativa de atender Comunidade localizada em Santa Cruz XIX R.A. AP-5.3 , que estava tramitando na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para dar a maior lisura e transparência e informação aos moradores sobre o que está sendo feito com a sua saúde, em nossa região.


Gostarias de convidá-lo a se unir a nossa luta e gostaríamos que participasse de nossas reuniões a quais serão divulgadas em nossas páginas.
O população dessas comunidades não podem mais sofrer com essa situação temos que dar uma solução séria a questão do S.O.S. CMS Ruy da Costa Leite.
Sabemos da seriedade do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, e aguardamos a Posição da Prefeitura que com toda certeza não deixará essa região desassistida.
Petição Pública SOS CMS Ruy da Costa Leite: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=chatalva














Maiores Informações: e-mail chatalva@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"