Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

O esquema especial de trânsito na região de Guaratiba durante a JMJ começa 12h do dia 26, sexta-feira

Esquema de Transito JMJ
O melhor para os moradores de Guaratiba é evitar sair durante o evento da Jornada Mundial da Juventude. Resolver tudo que precisa ser resolvido fora do bairro até o meio dia do dia 26 de julho, sexta-feira, quando a prefeitura vai fechar os principais acessos e ruas do bairro.
Isso não quer dizer que os moradores não poderão transitar ou sair de casa durante o evento, mas o transtorno e a volta que vão precisar fazer para chegar ao destino compensa esperar pela segunda-feira. É importante que o motorista leve uma conta de luz ou comprovante de residência para poder trafegar mesmo nas rotas alternativas que serão utilizadas somente pelos moradores.

Para quem mora em Barra de Guaratiba e precisa ir para o Recreio ou Barra da Tijuca, é muito simples, basta ir pelo litoral - Grumari e Prainha. Se quiser ir para Ilha de Guaratiba, também parece simples, pois a Prefeitura não sinalizou interdição na Estrada Roberto Burle Marx, mas o morador deve portar uma conta de luz.

A principal rota de fuga da região fica mesmo pela antiga Estrada da Grota Funda que sai do Largo da Ilha e atravessa o alto da Serra da Grota Funda na antiga estrada que também estará aberta ao tráfego, juntamente com a Estrada dos Bandeirantes. Assim, quem quiser ir para a Barra da Tijuca terá essa rota alternativa da Ilha de Guaratiba para a Barra da Tijuca. Provavelmente ficará engarrafada como acontecia antes da construção do túnel.


Se você estiver na Ilha de Guaratiba e quiser ir para Campo Grande, não tem jeito, tem de dar a volta lá pela Estrada do Catonho em Jacarepaguá, Avenida Santa Cruz e Cesário de Mello. É uma volta e tanto!

Já o pessoal de Pedra de Guaratiba e Sepetiba deve sair ali por trás pela Estrada da Pedra, Estrada do Piaí, Estr. Areia Branca, Estr. Sepetiba com acesso somente via Santa Cruz (Av. Brasil). Não existe rota alternativa, por exemplo, para vir da Pedra de Guaratiba ou Sepetiba para a Ilha de Guaratiba ou Barra da Tijuca sem passar por Campo Grande.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

A partir das 12h do dia 26 (Sexta-feira), a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

Estrada da Capoeira Grande entre Avenida Carlos da Silva Rocha e Avenida Dom João VI; Estrada da Matriz entre Avenida Carlos da Silva Rocha e Avenida Dom João VI; Avenida Carlos da Silva Rocha entre Estrada da Capoeira Grande e Estrada da Matriz;

A partir de meia-noite do dia 27 (Sábado)

Avenida Dom João VI e todos os seus acessos; Rua Felipe Cardoso, sentido Barra; Estrada da Pedra entre:

Cesário de Melo e Av. Dom João VI, sentido Barra;

Avenida Carlos Silva Rocha e Avenida Dom João VI;

Estrada do Magarça entre Estrada da Pedra e Dom João VI; Estrada da Ilha entre Avenida das Américas e Estrada da Matriz; Estrada da Matriz entre Estrada do Mato Alto e Estrada do Morro do Cavado; Estrada do Mato Alto entre:

Dom João VI e Largo do Corrêa, pista sentido Barra;

Largo do Corrêa e Rua Campo Formoso, pista sentido Campo Grande;

Campo Formoso e Estrada do Magarça;

Estrada do Monteiro interdição total e acessos entre Estrada da Cambota e Estrada do Magarça, pista sentido Campo Grande; Rua Xavier Marques entre Engenheiro Trindade e Rua Cabiuna; Rua Augusto de Vasconcelos entre Ferreira Borges e Amaral Costa; Rua Amaral Costa entre Augusto de Vasconcelos e Cesário de Melo; Rua Coronel Agostinho entre Cesário de Melo e Ferreira Borges. Avenida Cesário de Melo, interdição parcial entre Rua Tatuoca e Rua Amaral Costa; Rua Tatuoca, entre Cesário de Melo e Jiçara; Rua Jiçara entre Rua Tatuoca e Estrada da Cambota; Estrada da Cambota, entre Jiçara e Estrada do Monteiro; Pista Central da Avenida das Américas entre a Benvindo de Novaes e o Túnel da Grota Funda no sentido Santa Cruz; Pista lateral da Avenida das Américas no trecho compreendido entre o número 16.150 e a Estrada Vereador Alceu de Carvalho sentido Santa Cruz; Avenida das Américas/ Avenida Dom João VI entre o Túnel da Grota Funda e Estrada da Matriz nos dois sentidos; Estrada Vereador Alceu de Carvalho entre Estrada do Rio Morto e Rua Teotonio Vilela; Avenida das Américas entre Estrada dos Bandeirantes e Estrada da Ilha, ambos dos sentidos; Estrada Santa Eugênia;

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e devidamente identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.

ROTAS ALTERNATIVAS

A seguir estão as principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:

Do Recreio para Barra de Guaratiba (ambos dos sentidos)

- Av. Américas, Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, Avenida Lucio Costa, Estrada do Pontal, Estrada de Grumari, Estrada R. Burle Marx, Estrada da Ilha;

Da Barra e Ilha de Guaratiba para Campo Grande (ambos os sentidos)

- Av. Cesário de Melo, Av. de Santa Cruz, Av. Mal Fontenelle, Estr. do Catonho, Estr. do Cafundá, Estr. do Rio Grande, Estr. dos Bandeirantes, Serra da Grota Funda, Estr. da Ilha.

De Pedra de Guaratiba para Santa Cruz, Campo Grande, Jacarepaguá, Recreio, Barra (ambos os sentidos)

- Estrada da Pedra, Estrada do Piaí, Estr. Areia Branca, Estr. Sepetiba, av. Cesário de Melo, Avenida de Santa Cruz, Av. Mal Fontenelle, Estrada dos Bandeirantes, Salvador Allende/ Avenida das Américas.

Da Estrada do Monteiro para Recreio, Barra da Tijuca, Barra e Ilha de Guaratiba.

- Estrada do Monteiro, Rua Campo Formoso, Estrada Mato Alto, Estrada da Cachamorra, Rua Olinda Ellis, Estr. do Pré, Avenida de Santa Cruz, Av. Mal Fontenelle, Estr. do Catonho, Estr. do Cafundá, Estr. do Rio Grande, Estr. dos Bandeirantes, Salvador Allende, Avenida das Américas, Serra da Grota Funda.

De Santa Cruz para Pedra de Guaratiba

- Rua Fernanda, Estrada de Sepetiba, Estrada do Piaí. A partir deste ponto, acesso permitido somente a moradores.

Da Estrada do Magarça (Jardim Maravilha) para Campo Grande/Barra/Santa Cruz

- Seguir pela Rua Campo Formoso, estr. do Mato Alto, estr. da Cachamorra, Rua Olinda Ellis, Estr. do Pré, Avenida de Santa Cruz, Av. Mal Fontenelle, Estr. do Catonho, Estr. do Cafundá, Estr. do Rio Grande, Estr. dos Bandeirantes, Salvador Allende, Avenida das Américas, Serra da Grota Funda.

ACESSO AOS MORADORES

Não será permitida a circulação de veículos, mesmo de moradores, nas vias exclusivas definidas para circulação de peregrinos, de forma a permitir a segurança dos participantes.

Os veículos de moradores de Ilha e Barra de Guaratiba tem acesso controlado somente via Serra da Grota Funda, os de Sepetiba e Pedra tem acesso somente via Santa Cruz (Av. Brasil), já os de Campo Grande e Estr. Magarça tem acesso somente via Viaduto Prefeito Alim Pedro.

Os veículos de moradores das Vargens deverão utilizar a rota Estrada dos Bandeirantes (Riocentro), já os moradores do Recreio e Pontal deverão preferencialmente seguir via orla.

Nos pontos citados abaixo será necessária à apresentação de comprovante de residência:

- Estrada do Piaí x Estrada da Pedra (acesso a Pedra de Guaratiba);

- Avenida das Américas x Estrada da Ilha (acesso a Ilha de Guaratiba);

- Estrada dos Bandeirantes x Serra da Grota Funda (acesso a Ilha e Barra de Guaratiba);

- Rua Iaraquã x Estrada da Cachamorra (acesso ao Largo do Corrêa);

Não será permitido o acesso de veículos de moradores por quaisquer outros pontos além dos discriminados acima.

Os táxis obedecerão às mesmas regras estabelecidas aos veículos comuns.

COMO CHEGAR A GUARATIBA COM TRANSPORTE PÚBLICO

A Peregrinação iniciará nos pontos de transporte de alta capacidade por três rotas diferentes: Santa Cruz, Campo Grande e Recreio dos Bandeirantes.

BRT Transoeste

Os peregrinos deverão utilizar a ligação Alvorada - Recreio Shopping, desembarcando na estação Recreio Shopping. Da estação até o local do evento, eles terão de caminhar aproximadamente 13 km, pelo seguinte percurso: Avenida das Américas, Túnel da Grota Funda, Avenida Dom João VI e Estrada da Matriz.

Trem

Utilizar as estações Santa Cruz e Campo Grande e caminhar aproximadamente 13 km até o Campus Fidei.

Pela estação Santa Cruz deve-se fazer o seguinte percurso: Rua Felipe Cardoso, Estrada da Pedra e Avenida Dom João VI.

Pela Estação Campo Grande a rota de caminhada passa pelas vias: Rua Engenheiro Trindade, Rua Augusto de Vasconcelos, Amaral Costa, Avenida Cesário de Melo, Rua Tatuoca, Rua Uruna, Rua Jiçara, Estrada da Cambota, Estrada do Monteiro (pista sentido Campo Grande), Estrada do Mato Alto, Rua Campo Formoso (pista sentido Campo Grande), Estrada do Mato Alto (pista sentido Barra) e Avenida Dom João VI.

No Dia 28 ao término da Jornada Mundial da Juventude

No Domingo, dia 28/07, haverá a missa com a presença do Papa.

Além das interdições do dia 27, no dia 28 a circulação de veículos estará proibida nas seguintes vias:

Saída da Estrada do Magarça para Avenida Dom João VI, Pista central da Avenida das Américas no trecho compreendido entre o Túnel da Grota Funda e a Avenida Guiomar de Novaes no sentido Barra da Tijuca;

Essas interdições serão necessárias para a volta dos peregrinos ao estacionamento em Paciência.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A partir das 18h do dia anterior (sexta-feira)

Além da proibição de estacionamento em toda área interditada, será proibido estacionamento nas seguintes vias:

Em Santa Cruz

Rua do Cruzeiro; Rua Fernanda; Rua Aloysio de Oliveira Barbosa; Estrada de Sepetiba; Estrada da Areia Branca; Rua Vitor Dumas; Rua São Tomé; Rua do Império; Rua Auristela; Estrada de Santa Eugênia;

Em Pedra de Guaratiba:

Estrada do Piai; Estrada do Magarça; Estrada do Catruz;

Em Ilha de Guaratiba:

Estrada da Ilha; Estrada do Morro do Cavado;

Em Campo Grande:

Estrada da Cachamorra; Rua Campo Formoso; Rua Olinda Élis; Estrada do Pré; Estrada da Caroba; Rua Iaraquã; Estrada da Cambota; Avenida Dom Sebastião; Rua Aurélio de Figueiredo.

No Recreio:

Avenida Ailton Henrique da Costa no sentido Rua Henfil, em toda sua extensão; Rua Henfil, em toda sua extensão; Rua Teotonio Vilela, em toda sua extensão; Rua Vereador Alceu de Carvalho ambos dos sentidos, em toda sua extensão;

Todos os locais terão sinalização especifica de proibição de estacionamento que deverá ser respeitada pelos motoristas. A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.
Fonte: Portal Guaratiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"