Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Prefeitura atende ao pleito do Movimento Social S.O.S. Ruy da Costa Leite


No dia 8 de agosto de 2013, o Portal Santa Cruz é Tudo de Bom, obteve uma grande vitória em prol das comunidades do Rollas, Prédios Amarelos, Jardim Santa Cruz e Cesarão.  Chamado por essas comunidades para atuar como mediador para uma solução pacífica em prol de cerca de 30.000 moradores que pleiteavam a melhoria dos serviços de saúde oferecidos aos mesmos e melhorias nas condições de trabalho para os funcionários do CMS Ruy da Costa Leite, que estava sem uma unidade física desde 2011, constituímos uma comissão com as lideranças para cobrar o fim da situação que perdurava por mais de 2 (dois) anos, de forma democrática, em conformidades com o que preconiza a leis do nosso País.


Visando legitimar a ação encaminhamos a demanda ao Conselho Distrital de Saúde 5.III, que nos deu todo o suporte para que pudéssemos atingir nosso objetivo, juntamente com o processo que começou a tramitar  no CODS 5.III, deflagramos o Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite, em busca do apoio da sociedade de Santa Cruz ao chamado dessas comunidades que sofriam com essa situação.


O Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite, atuou diuturnamente a fim de que as autoridades da Prefeitura escutassem a “voz do povo” e dessem uma solução em definitivo as solicitações dos moradores daquela região, entre as ações executadas podem destacar:

- Criação de símbolo e ideia força da campanha;
- Realização de diligência em busca de documentações e dados para substanciar o pleito;

- Contato com autoridades da região para mediar um debate;

- Criação de Petição On-line e Abaixo-assinado para a criação de uma nova unidade de saúde para a região;

- Divulgação da campanha por meios de mídia;

- Realização e participação em reuniões com autoridades públicas e instituições de fiscalização de direitos do cidadão para legitimar o pleito.


Cronograma de reuniões:


  • 18 Jul 13 - Reunião Ordinária para formação do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite


  • 19 Jul 13 - Participação da Reunião com os funcionários do CMS Ruy da Costa Leite, no Auditório da OTICS Santa Cruz


  • 23 Jul 13 - 1ª Reunião do SOS CMS Ruy da Costa Leite, com a presença do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Geraldo Batista Oliveira, e do Vice-Presidente do Conselho Comunitário se Segurança da 27ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 27), Gilberto Nicácio Aragão. Na oportunidade foi entregue um abaixo-assinado endereçado ao Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o qual foi despachado pelo Subprefeito da Zona Oeste, com o Secretário da Casa Civil, Pedro Paulo


  • 30 Jul 13 - 2ª Reunião do SOS CMS Ruy da Costa Leite, com a presença do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Geraldo Batista Oliveira e diversas lideranças comunitárias da região.


  • 1º Ago - Participação da Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, a fim de protocolar a solicitação de uma Reunião Extraordinária para pedir a solução e esclarecimentos pelo fim do CMS Ruy da Costa Leite.


  • 5 Ago 13 - Visita à Coordenadoria Programática de Saúde 5.3, para conversar sobre as metas estabelecidas e solicitações do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite.


  • 7 Ago 13 - Reunião na Coordenadoria Programática de Saúde 5.3, para receber a solução e propostas da Prefeitura, representada pelo Assessor da Casa Civil, Edson Luiz Menezes, do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira e da Coordenadora da CAP 5.3, Leila Marino, sobre as solicitações do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite. Participaram da reunião funcionários da OTICS e do CMS Ruy da Costa Leite e lideranças comunitárias do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite.


  • 8 Ago 13 - Reunião Extraordinária do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, com a presença de Sr Davi Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Sr Geraldo Batista Oliveira, Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Sr Oswaldo Cruz Rodrigues de Almeida, Assessor do Administrador da XIX Região Administrativa, Srª Garbiela, Coordenadora do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, (OTICS) - Santa Cruz, Sr Walter Priosti, Coordenador do Núcleo de Orientação e Pesquisas Históricas. Na presença de diversos conselheiros, funcionário do CMS Ruy da Costa Leite, lideranças comunitárias e moradores da região, foi anunciado que o Prefeito Eduardo Paes, autorizou a construção de uma Clínica da Família para atender as famílias que eram atendidas pelo CMS Ruy da Costa Leite, ato que foi lavrado em ata da reunião.


Vários convites foram feitos a muitas autoridades legislativas, personalidades e instituições públicas e privadas, meios de mídias que não valem nem ser mencionados. Mais não nos faremos de rogado em elogiar ao que ouviram, apoiaram e atenderam o “chamado do povo”, que em exatos 21 (vinte e um) dias, se comprometeram com a causa, atuaram em suas esferas de atribuições, ou simplesmente compareceram apoiando a luta deste veículo de comunicação pelas melhorias da saúde daquelas comunidades que a muito sofrem em situação de vulnerabilidade social,

- Gilberto Nicácio Aragão, Vice-Presidente do Conselho Comunitário se Segurança da 27ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 27);

- Geraldo Batista Oliveira, Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III,

- Getúlio Rocha, Conselheiro do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III,


- Leila Marino, Coordenadora da Coordenadoria da Área Programática 5.3

- Walter Priosti, Coordenador do Núcleo de Orientação e Pesquisas Históricas


- Davi Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro


- Edimar Teixeira, Subprefeito da Zona Oeste


- Edson Luiz Menezes, Assessor da Casa Civil


- Pedro Paulo, Secretário da Casa Civil


- Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro


Três fatores foram preponderantes na conquista obtida para essas comunidades a "VONTADE DO POVO", materializada através das lideranças comunitárias ao nosso portal para realizar a mediação, a "VERDADE", buscada a fundo pelo Conselho Distrital de Saúde AP 5.III e a VONTADE POLÍTICA, essa capitaneada pelo Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, que foi o responsável pela remessa de nossos pleitos ao Secretário da Casa Civil, Pedro Paulo que levou nossa luta ao Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que autorizou a construção da Clínica da Família que atenderá a essas comunidades que não aguentam mais esperar que seus desejos de cidadania sejam atendidos. Acreditamos que está situação será um marco para o diálogo entre as comunidades e poder público.

O Conselho Distrital de Saúde é uma importante ferramenta do SUS - Sistema Único de Saúde e é formada de forma partidária entre os usuários, representantes de profissionais, os gestores das unidades e as prestadoras de serviço de saúde da região e foi essencial em nossa luta.

O Conselho Distrital de Saúde é um órgão colegiado permanente do Sistema Único de Saúde, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre os temas de sua competência e em conformidade com o Art. 1º § 2º da Lei nº 8.142/90.

A finalidade do Conselho Distrital de Saúde é auxiliar a administração pública e o Conselho Municipal de Saúde - CMS, na análise, planejamento, formulação e supervisão das políticas de saúde, na fiscalização das ações governamentais e nas decisões de matérias de sua competência, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiro, em sua respectiva área de atuação.

Quem desejar obter mais informações sobre o Conselho Distrital de Saúde AP 5.III basta ligar para o telefone (21) 3157-5592 ou enviar e-mail para o endereço eletrônico: cods.5III@hotmail.com

Convite:
I Fórum das Entidades de Santa Cruz


Leia mais em: www.santacruzetudodebom.com.br

http://santacruzetudodebom.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1354%3Aprefeitura-atende-o-pleito-do-movimento-social-sos-ruy-da-costa-leite&catid=1%3Asaude-e-assistencia-social&Itemid=48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"