Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Audiência Pública do Movimento Visão Suburbana e o Prefeito Eduardo Paes


No dia 4 de Setembro, ocorreu a tão esperada Reunião dos movimentos culturais da Zona Oeste e Zona Norte, com o Prefeito Eduardo Paes e o Presidente do Eixo-Rio, Marcelo para tratar de assuntos ligados a cultura organizado em 8 eixos pelo Movimento Visão Suburbana (MVS), como se segue:
Eixo 1: Financiamentos, entendendo a natureza dos projetos e da produção da Zona Oeste, Zona Norte e Leopoldina, reparando o abandono sofrido por anos seguidos. 

Eixo 2: Mobilidade Urbana: transporte público durante os finais de semana para jovens, com uso do RIOCARD, sempre e sem obrigatoriedade dos uniformes; um final de semana por mês a passagem para todos os cariocas no valor de R$ 1,00; Linhas de ônibus funcionando 24 horas obrigatoriamente para todas as regiões da cidade, todos os dias. 
Eixo 3: Gestão de espaços culturais (Lonas, Centros C ulturais e Bibliotecas) revisão dos convênios e pensar um novo modelo de projeto o qual tenha gestores locais (reconhecidos pelas comunidades), fomento à cultura local e ainda dar equipamentos às Lonas semelhantes as Arenas Culturais.
Eixo 4: Educação. Retomada do projeto dos Núcleos de Artes e aplicação do mesmo, abrindo os mesmos para residências artísticas de grupos locais. Reforma dos espaços artísticos dentro das escolas para criar uma rede de subúrbio de espaços artístiscos alternativos, administrados por grupo local residente ligado aos programas Mais Educação e Mais Cultura. 
Eixo 5: Transformar as Praças do subúrbio em espaços públicos de cultura salvaguardando como cultura imaterial as fei ras livres, étnicas e culturais destas regiões como museus vivos. Incentivo aos carnavais de bairro e à preservação dos blocos, grupos, máscaras e fantasias suburbanas.
Eixo 6: Criação da Casa das Deversidades Étnicas no Centro Cultural José Bonifácio, Casa de Cultura de Bangu, Casa de Cultura de Jacarepaguá, Cine Campo Grande, Teatro Municipal de Santa Cruz, Teatro Municipal de Olaria (no Cine Santa Helena), Teatro Municipal de Jacarepaguá (Reforma completa do auditório da Escola Pio X tornado este um teatro independente da U.E.), Teatro Municipal de Cascadura (no Cine Regência), Casa de Cultura do Grande Méier(Aproveitar e potencializar o projeto do OCUPA NISE), Casa de Cultura de Ramos e Casa de Cultura de Marechal Hermes (com efetivo aporte financeiro a suas atividades). 
Eixo 7: Reservar 30% dos prédios públicos abandonados com destinação à Cultura para as comunidades tradicionais de povos indígenas, negros e ciganos. Estes poderão sediar seus projetos e instituições com verba efetiva para manutenção dos mesmos e das atividades desenvolvidas.

Eixo 8: A Prefeitura deverá construir novas e reformar as bibliotecas regionais, implantando telecentros, bancos de textos artísticos e centros de formação de novos escritores, com acessibilidade em braile.
Durante o encontro/diálogo, além das apresentações do MVS, que organizou o evento e do Eixo Rio, o Portal Santa Cruz é Tudo de Bom teve a oportunidade de representar a nossa região e  fazer uma pequena explanação durante a apresentação de um dos eixos, em que foram selecionados dois interlocutores para cada eixo. Solicitamos diretamente o Prefeito Eduardo Paes mais apoio a Cultura em nossa região, em especial para as comunidades com a ocupação dos espaços ociosos com aparelhos público, como uma Arena Cultural.
Ao nosso pleito o Prefeito respondeu que a proposta será estudada através da Instituição Eixo-Rio, que está a cargo desse mapeamento para viabilização do projeto.
Após o prefeito responder às questões formuladas a partir dos eixos que o MVS vem colocando para estudo e reflexão. Foi aberta plenária com 15 inscrições pré-estabelecidas para levantar questões também ligadas aos eixos debatidos.

Nessa oportunidade levamos as seguintes situações de nossa cultura ao Prefeito Eduardo Paes:

- Solicitamos ao Sr Prefeito que para o mapeamento que hora está sendo feito pela instituição criada pela Prefeitura para mediar soluções para a Cultura em todo o Rio de Janeiro, sejam ouvidos os fóruns locais que tratarão de cultura, o qual já se encontram em fase de consecução, sendo um para a Região de Guaratiba junto ao CEPAG e outro para a região de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba, organizado pelo Portal Santa Cruz é Tudo de Bom e parceiros da região. 
 
- Cobramos ao Prefeito uma solução que assola nossa maior expressão cultural, o G.R.E.S Acadêmicos de Santa Cruz, que está em uma disputa judicial para manter o barracão de sua escola, que foi construído pela própria Prefeitura e que está com uma solicitação de reintegração de posse pela empresa Docas do Rio de Janeiro, salientamos ao Sr Prefeito que além de ser nossa maior expressão cultural a escola possui cerca 300 famílias que vivem do Carnaval, 2500 componentes e 480.000 torcedores em nossa região, e por esse motivo não pode ser desprezada pelos nossos gestores público.

- Informamos ao Sr Prefeito, que solicitamos uma audiência Pública com o Secretário Municipal de Transportes, Carlos Osório, para o próximo dia 14 de Setembro, na quadra do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz, porque a mobilidade e acessibilidade as nossa opções de cultura, são bastante prejudicadas por conta dos meio de locomoção da População e pela péssima sistemática do trânsito em nossa região.  Na audiência com o secretário Carlos Osório, além da questão da mobilidade de transporte para os aparelhos culturais, serão debatidas as seguintes questões:
-  Construção do Anel Viário de Santa Cruz;
-  Nova Sistemática do Transporte Alternativo na Região;
-  Projeto de Construção de um novo Viaduto em Santa Cruz
- Solução para problema recorrente do engarrafamento no centro do bairro de Santa Cruz.
- Melhorias nas condições de mobilidade e acessibilidade previstas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável para nossa Região mediante:
   - Implantação de abrigos em todos os pontos de ônibus das principais vias;
  - Melhoria da interligação viária entre os municípios do Rio de Janeiro e Itaguaí, no final da Avenida Brasil, em Santa Cruz; e
  - Apoio a ligação ferroviária de transporte de passageiros de Santa Cruz, Matadouro, Distrito Industrial de Santa Cruz – área do Complexo Siderúrgico de Santa Cruz (CSA) – lindeira à Avenida (Reta) João XXIII cruzando o Rio São Francisco na direção de Itaguaí, passando pela área da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), já em Itaguaí; e
 
- Cobramos ao Sr Prefeito uma postura similar do município com as áreas de nossa região que não são pacificadas ou não possuem os mesmos graves problemas de segurança que justifiquem o Programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), para que as comunidades possam usufruir do mesmo crescimento econômico  e desenvolvimento social que as que são ocupadas pelo programa UPP, recebem para que possamos fazer cultura na base, com quem mais necessita dela.

- Cobramos ao Sr Prefeito uma solução para os meios de mídia alternativa, maiores parceiros e responsáveis pela divulgação da Cultura, nos subúrbios e nas periferias. solicitei estudar o repasse de subsídios públicos, pois os mesmos estão esquecidos, mais são de suma importância para o desenvolvimento de suas regiões. Nesse ímpeto o Portal Santa Cruz é Tudo de Bom, está juntamente com outros segmentos da comunicação, formulando a criação do Conselho Municipal de Comunicação, que será o responsável de levar as demandas da área aos gestores públicos, propor soluções, fiscalizar entre outras ações de acordo com as convenções vigentes.
Dentre as instituições que compõe o grupo de trabalhos, estão:
- Associação Brasileira de Imprensa;
- Sindicato do Jornalistas do Rio de Janeiro;
- Jornal Cultura;
- Fale Rio;
- TV Comunitária; e
- Portal Santa Cruz é Tudo de Bom.

Por fim, recebemos a garantia do Prefeito e acertamos junto aos seus assessores novos diálogos junto a RIOTUR e EIXO-RIO, para que junto do MVS possamos realmente modificar o panorama Cultural de nossas regiões com apoio do poder público.

Agradecemos profundamente nossos irmãos do Movimento Visão Suburbana, que muito nos apoiaram para que pudéssemos ter voz nesse debate e entrar nessa luta pelo mesmo ideal a CULTURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"