Nossa Comunidade

Pesquisar em nosso portal

Carregando...

Nossas notícias

Movimento CMS Ruy da Costa Leite volta a se reunir para cobrar as promessas feitas pela Prefeitura

O Portal Santa Cruz é Tudo de Bom, através de seu Coordenador, Carlos Santa Cruz, liderou de forma pacífica e democrática, em 2013, uma comissão formada por representantes das comunidades do Rollas, Prédios Amarelos, Jardim Santa Cruz, Rua Carvalhal, Nova Canaã, Nova Palestina, Santa Veridiana, Cesarão e adjacências, com o intuito de dar uma solução ao problema de cerca de 30.000 moradores e funcionários do CMS Ruy da Costa Leite, que pleiteavam a melhoria dos serviços de saúde e melhorias nas condições de trabalho dos funcionários.  O CMS Ruy da Costa Leite está sem uma unidade física desde 2011, constituindo mais de 3 (três) anos de situação paliativa.

Visando legitimar nosso pleito encaminhamos a demanda ao Conselho Distrital de Saúde 5.III (CODS 5.III), que nos deu todo o suporte para que pudéssemos iniciar nossa luta. O  CODS 5.III abriu um processo para apurar o que estava ocorrendo e nós por conta própria deflagramos o Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite, em busca do apoio da sociedade de Santa Cruz ao chamado dessas comunidades que sofrem até hoje com a mesma situação.


No dia 8 de agosto de 2013, recebemos em reunião pública no CODS 5.III, a promessa por autoridades Municipais, que seria construída uma Clínica da Família, no começo do 2º Semestre de 2014, para substituir a Unidade de Saúde CMS Ruy da Costa Leite que está sendo extinta.

O Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite, atuou diuturnamente a fim de que as autoridades da Prefeitura escutassem a “voz do povo” e dessem uma solução em definitivo as solicitações dos moradores das comunidades atingidas pela desativação da Unidade de Saúde. Foram feitas diversas reuniões e até matérias em grandes meios de comunicação, visando dar voz a vontade das comunidades que clamavam pela solução do problema.


Face ao exposto decidimos voltar aos trabalhos do Movimento CMS Ruy da Costa Leite, a fim de verificar o andamento das promessas firmadas em prol da melhoria do atendimento a SAÚDE nessas comunidades.

O foco destas novas mobilizações é responder as seguintes perguntas.
Quanto tempo mais teremos que esperar? Por que as autoridades não se pronunciam oficialmente sobre o assunto? Quando irão começar as obras? Isso é se vão realmente começar! Aonde vai ser construída a unidade de saúde? Aonde está o projeto das construções?


Aguardem a data da próxima reunião.

Cronograma de reuniões do Movimento CMS Ruy da Costa Leite:

  • 18 Jul 13 - Reunião Ordinária para formação do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite;
  • 19 Jul 13 - Participação da Reunião com os funcionários do CMS Ruy da Costa Leite, no Auditório do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS) Santa Cruz
  • 23 Jul 13 - 1ª Reunião do SOS CMS Ruy da Costa Leite, com a presença do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Geraldo Batista Oliveira, e do Vice-Presidente do Conselho Comunitário se Segurança da 27ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP 27), Gilberto Nicácio Aragão. Na oportunidade foi entregue um abaixo-assinado endereçado ao Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o qual foi despachado pelo Subprefeito da Zona Oeste, com o Secretário da Casa Civil, Pedro Paulo
  • 30 Jul 13 - 2ª Reunião do SOS CMS Ruy da Costa Leite, com a presença do Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Geraldo Batista Oliveira e diversas lideranças comunitárias da região.
  • 1º Ago - Participação da Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, a fim de protocolar a solicitação de uma Reunião Extraordinária para pedir a solução e esclarecimentos pelo fim do CMS Ruy da Costa Leite.
  • 5 Ago 13 - Visita à Coordenadoria Programática de Saúde 5.3, para conversar sobre as metas estabelecidas e solicitações do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite.
  • 7 Ago 13 - Reunião na Coordenadoria Programática de Saúde 5.3, para receber a solução e propostas da Prefeitura, representada pelo Assessor da Casa Civil, Edson Luiz Menezes, do Subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira e da Coordenadora da CAP 5.3, Leila Marino, sobre as solicitações do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite. Participaram da reunião funcionários da OTICS e do CMS Ruy da Costa Leite e lideranças comunitárias do Movimento Social S.O.S CMS Ruy da Costa Leite.
  • 8 Ago 13 - Reunião Extraordinária do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, com a presença de Sr Davi Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Sr Geraldo Batista Oliveira, Presidente do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III, Sr Oswaldo Cruz Rodrigues de Almeida, Assessor do Administrador da XIX Região Administrativa, Srª Garbiela, Coordenadora do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, (OTICS) - Santa Cruz, Sr Walter Priosti, Coordenador do Núcleo de Orientação e Pesquisas Históricas. Na presença de diversos conselheiros, funcionário do CMS Ruy da Costa Leite, lideranças comunitárias e moradores da região, foi anunciado que o Prefeito Eduardo Paes, autorizou a construção de uma Clínica da Família para atender as famílias que eram atendidas pelo CMS Ruy da Costa Leite, ato que foi lavrado em ata da reunião do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 5.III.

Aproveitamos mais uma vez para agradecer ao Conselho Distrital de Saúde 5.III, na figura dos Conselheiros GERALDO, GILBERTO e GETÚLIO, que sempre estiveram ao nosso lado nesta luta.

O Conselho Distrital de Saúde é uma importante ferramenta do SUS - Sistema Único de Saúde e é formada de forma partidária entre os usuários, representantes de profissionais, os gestores das unidades e as prestadoras de serviço de saúde da região e foi essencial em nossa luta.

O Conselho Distrital de Saúde é um órgão colegiado permanente do Sistema Único de Saúde, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre os temas de sua competência e em conformidade com o Art. 1º § 2º da Lei nº 8.142/90.

A finalidade do Conselho Distrital de Saúde é auxiliar a administração pública e o Conselho Municipal de Saúde - CMS, na análise, planejamento, formulação e supervisão das políticas de saúde, na fiscalização das ações governamentais e nas decisões de matérias de sua competência, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiro, em sua respectiva área de atuação.

Quem desejar obter mais informações sobre o Conselho Distrital de Saúde AP 5.III basta ligar para o telefone (21) 3157-5592 ou enviar e-mail para o endereço eletrônico: cods.5III@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Bate papo "Tudo de Bom"