Post Top Ad

Post Top Ad

Arquivo do blog

domingo, 21 de maio de 2017

Casa Ser Cidadão em Santa Cruz transforma a vida de jovens e adultos da região


Muitos jovens das comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro enfrentam dificuldades em se inserirem no tão competitivo mercado de trabalho, seja por falta de experiências ou mesmo por não terem chance em frente aos jovens de classe média, que podem investir nas qualificações exigidas pelo mercado. Assim, surge uma competição desigual onde pessoas de classes mais baixas se veem com dificuldades em conseguir um bom emprego e ascender socialmente. É aí que aparecem as ONG’s. Elas entram como uma diretriz na vida destes jovens e mostram o caminho para a realização profissional e social de quem mais precisa de um empurrãozinho.

A Casa Ser Cidadão situada no bairro de Santa Cruz, próximo ao Shopping, oferece programas e projetos de desenvolvimento individual e coletivo para jovens e adultos. Assim disseminando educação, cultura e aprendizado na Zona Oeste. É também uma grande oportunidade para os profissionais já formados em cursos entrarem ou voltarem ao mercado de trabalho. São oferecidos cursos nas áreas: administrativa e logística que qualifica o aluno, estudante do ensino médio, de 16 até 24 anos, a executar tarefas de rotina administrativa em uma empresa; de Gastronomia que forma o participante, de 18 até 29 anos, em Auxiliar de Cozinha; Pré-técnico Social voltado para jovens do ensino fundamental; e o Pré-vestibular Social para o estudante que está no último ano do ensino médio e visa ingressar na universidade. Além de tudo isso, ainda há oficinas culturais de artes cênicas, fotografia e vídeo.


Para se candidatar às vagas é preciso realizar uma pré-inscrição online, preenchendo uma ficha através do site oficial do espaço, o sercidadao.org.br onde há todas as informações necessárias. Caso seja selecionado, o candidato participará de uma entrevista com uma Assistente Social, fará uma dinâmica de grupo e análise de documentos.


Alunos e ex-alunos do projeto demonstram grande satisfação em participar da iniciativa e apontam os pontos fortes adquiridos e levados ao longo de suas carreiras. Muitos hoje estão formados por universidades renomadas, e mostram que basta uma oportunidade para os jovens das comunidades chegarem nos seus objetivos. 

— Cursei o pré-vestibular em 2007, na unidade do centro. Foi o divisor de águas para quem sou hoje, graças ao curso fiz amigos para a vida toda, conheci professores maravilhosos, passei para duas faculdades públicas e concluí pedagogia na UERJ — comenta orgulhosa, Rejane Ribeiro.

Hosana Nashoa ex-aluna do pré-técnico social destaca a importância do curso em sua aprovação em uma instituição federal.

 — Fiz o pré-técnico social, e graças a esse curso e a Deus passei no CEFET — Maracanã. Agradeço demasiadamente por esta oportunidade que me proporcionaram, o apoio dos professores e todo o cuidado, auxílio e paciência. O trabalho de vocês é muito lindo e de extrema importância, pois vocês conseguem resgatar adolescentes/jovens talentosos e inteligentes que por não possuem uma boa condição financeira, muitas vezes não conseguem ingressar nas principais Instituições com ensino de excelência. Parabéns a todos os funcionários e professores do Ser Cidadão, vocês estão ajudando a sociedade a se tornar mais justa, e aos adolescentes talentosos e carentes a realizar seus sonhos e a melhorar de vida.

Daniel Valle
A ONG disponibiliza cursos de iniciação profissional, preparatórios para universidades, oficinas culturais e diversas atividades relacionadas ao desenvolvimento dos alunos

A Sede do Ser Cidadão em Santa Cruz é um ponto cultural de vital importância para a região
 foto: reprodução site
Formatura de turmas de Jovens Aprendizes em jardinagem, auxiliar de cozinha, padaria e confeitaria
foto: reprodução site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial