Post Top Ad

Post Top Ad

Arquivo do blog

domingo, 11 de junho de 2017

Conheça o Planetário de Santa Cruz


O Planetário de Santa Cruz está localizado na Cidade das Crianças, no endereço Km 1, da Rodovia Rio-Santos. Inaugurada em 2008, a unidade possui o primeiro planetário digital instalado no Brasil.

A unidade oferece visita às exposições “Sistema Solar”, que ilustra as informações mais recentes sobre os astros do Sistema Solar, “14 Bis”, que aborda a invenção de Santos Dumont, e sua réplica pode ser vista em detalhes, além da obra “Astronomia na Escola”, que mostra, em painéis interativos, a presença da Astronomia nas disciplinas lecionadas em sala de aula.



Além das exposições, o Planetário de Santa Cruz promove Sessões na Cúpula D. Pedro II. As projeções contam com um dos sistemas de projeção digital mais modernos da América Latina e proporcionam aos espectadores uma incrível sensação de imersão no espaço.



ATENÇÃO: A visita às Exposições e Sessões de Cúpula são oferecidas para grupos de, no mínimo, 15 pessoas, mediante agendamento prévio, que deve ser feito de segunda a sexta, das 10h às 17h, pelo telefone 2088-0537.


Museu de Ideias


O Museu de Ideias está localizado na Cidade das Crianças e abriga a exposição “Filhos do Sol, Filhos da Lua, o Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas”, que contempla a cultura e tradição dos grupos indígenas. A obra é da curadora e astrônoma da Fundação Planetário, Flavia Pedroza.

Ao visitar o Museu, o público poderá conferir as três áreas da exposição. A primeira aborda os calendários, a segunda as Relações entre o Céu e a Terra e a terceira faz referência à Etnoastronomia no Brasil. A obra contempla a Astroarqueologia e Astronomia Cultural.

O Museu de Ideias é totalmente voltado para abordagem científica e foi criado para toda população da zona oeste, a fim de difundir a Astronomia e as Ciências Afins entre pessoas de todas as idades e oferecer lazer cultural de qualidade.

Ingressos e Formas de Pagamento


Para visitar o Planetário de Santa Cruz (Exposições e Sessões de Cúpula) e o Museu de Ideias, o ingresso custa R$ 26 (R$ 13 meia*).

Os pagamentos são realizados em forma de boleto bancário, após contato prévio com a Central de Atendimento ao Visitante para agendamento de visita.

*A meia entrada é válida para deficientes físicos, menores de 12 anos e estudantes, mediante apresentação de carteirinha escolar. Maiores de 60 anos, servidores municipais, guias turísticos, escoteiros da regional do Rio e professores têm entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial